TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertativa Música This is Not America

Por:   •  17/3/2025  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 2

A obra latino-americana escolhida foi a música ‘This is Not America’ do cantor porto-riquenho Residente - integrante da banda Calle 13 - com a participação de Ibeyi. A canção é uma resposta a “This is America” de Childish Gambino, que apenas menciona os Estados Unidos (EUA), deixando de lado os demais países do continente americano. Dessa forma, tem-se a impressão que a América é unicamente os EUA, ignorando as nações que também compõem esse continente, o que é um cenário frequente. Tanto o vídeo quanto a letra de ‘This is Not America’ englobam todos os países da América Latina, narrando as histórias e as lutas dos povos latinos diante de questões como o colonialismo, os regimes de governo, as ditaduras e as represálias policiais.

A música traz diversas alusões aos contextos históricos dos países em questão, como a apresentação da religiosidade no vídeo, que reflete a intensa influência da religião católica na América Latina e da imposição da fé pelos colonizadores nos povos nativos. As diversas manifestações e revoltas populares, nas quais a polícia age com extrema repressão e violência contra os manifestantes, são ilustradas no videoclipe. Além disso, ao mesmo tempo que essa violência policial é retratada, no meio desse cenário há a demonstração da cultura local, da beleza das manifestações artísticas locais.

No entanto, paralelamente a esses aspectos, são abordados o encarceramento, as guerrilhas - como as mulheres zapatistas de Chiapas no México -, os paramilitares, as gangues, o policiamento, os conflitos. Na produção audiovisual, veem os ‘falso positivos’ exibindo as marcas de tiros na cabeça, representando os policiais colombianos matando pessoas inocentes, mas alegando que as vítimas eram membros ou estavam ligados às FARCs ou estavam envolvidos com a guerra contra as drogas.

Do mesmo modo, no vídeo, diversas pessoas representando os vários mártires culturais, etnias, povos originários de toda a América Latina. Além disso, as crianças pertencentes às principais etnias pré-colombianas da Mesoamérica e da América do Sul são mostradas sentadas em tronos feitos de embalagens de grandes nomes de indústrias e de empresas estadunidenses. Dessa maneira, fazendo uma crítica a interferência dos Estados Unidos no continente latino e ao capitalismo.

Há também a representação de um templo no centro de uma cidade metropolitana, que lembra o Templo Maia Kukulcán do México, simbolizando talvez que todo a América foi construída em cima de um cemitério indígena ou significa que as construções pré-colombianas já eram consideradas grandiosas e de grande valor do que os edifícios contemporâneos.

Referências

CARVALHO, João. Historiador reage a "This is Not America", com referências históricas. 1 vídeo (39 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MW6qOEWcwiI. Acesso em: 13 mai de 2024.

RESIDENTE. This is Not America. 1 vídeo (4 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GK87AKIPyZY. Acesso em: 13 mai de 2024

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com