Egressos
Por: citronela • 1/7/2015 • Trabalho acadêmico • 357 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
INTRODUÇÃO.
Os Egressos do sistema prisional sofrem uma seria rejeição quando se fala em reintegração social. Uma vez culpados a sociedade tem dificuldade para aceitar o egresso novamente na sociedade. “O Programa de Reintegração Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp), realizado pelo governo de Minas, viabiliza o acolhimento às pessoas que já cumpriram pena de privação de liberdade, permitindo a retomada de sua vida social.
O programa amplia as condições para o conhecimento e acesso do público aos direitos previstos na Lei de Execuções Penais e promove acesso a direitos sociais, a oportunidades de capacitação profissional, de inclusão no mercado formal de trabalho e a redução de fatores estigmatizastes. O trabalho articula-se em rede entre os diferentes segmentos da sociedade (Estado, empresas e Terceiro Setor) para qualificar as condições de inclusão social do Egresso, reduzindo os fatores de risco que contribuem para a reincidência criminal”( INSTITUTOELO.ORG).
Com o apoio do Presp, reintegrar o egresso no mercado de trabalho é fundamental, é a forma de proporcionar ao egresso um meio de conquistar o capital necessário para a sobrevivência sem ter que envolver novamente em crimes, etc. A execução do simpósio de inserção mercadológica do egresso do sistema prisional tem como intuito levar em contato direto empresários/egressos, consequentemente, através deste encontro possa surgir então: (NOS) Novas oportunidades sociais.
O projeto de inserção mercadológica dos egressos do sistema prisional é de extrema importância para a sociedade, pensar em abraçar os egressos é pensar em diminuir taxas de criminalidade, violência, abandono, e pobreza sem esquecer é claro que a segunda chance é a chave principal para a prevenção da reincidência, com isso diminui o alto custo social à mesa, com a reintegração mercadológica a recuperação psicológica é eficaz e os egressos encontram as forças necessárias para realmente seguirem o caminho apropriado para a vida digna.
...