Fake News em Tempos de Paulo de Freire
Por: Alineres • 27/7/2020 • Trabalho acadêmico • 846 Palavras (4 Páginas) • 195 Visualizações
Fake News em tempos de Paulo de Freire
Paulo Freire é o patrono da educação brasileira e suas ideias foram incorporadas ao sistema escolar de diversos países no mundo. Seu método educativo é um divisor de águas na história da educação brasileira, pois propõe uma educação reflexiva e com abordagem sociocultural. Assim, educação não está dissociada da cultura e da política locais, pois busca a formação integral do ser humano.
Seu método educacional revolucionário diferenciou-se da metodologia tradicional também por trazer a necessidade da educação ter um viés crítico sobre a sociedade em que vivemos. Ou seja, a escola não deve formar alunos que apenas saibam os conteúdos, mas também que tenham consciência crítica, que saibam se inserir na sociedade em que vive, com uma postura ativa e reflexiva.
Para Paulo Freire, a apropriação do conhecimento é vital para a libertação das pessoas, assim, não basta aprender o conteúdo das matérias ensinadas na escola, é preciso que a educação forme pessoas que serão sujeitos ativos na construção de uma sociedade democrática. Conforme o pensamento político pedagógico do autor, educação e política não se separam e ambas devem buscar a valorização do diálogo e do respeito. A escola não deve ser autoritária, muito menos neutra, deve ser um espaço onde há humanização, construção dos saberes programáticos e críticos, cujos preceitos devem conviver em harmonia e com respeitos às diversas opiniões existentes.
Atualmente, os meios de comunicação virtuais estão em grande desenvolvimento e as informações podem ser compartilhadas entre pessoas do mundo inteiro, de forma rápida, eficaz e muitas vezes gratuita.
Paulo Freire ficaria muito feliz diante das novas possibilidades de acesso ao conhecimento. E também ficaria descontente ao ver o mau uso deste poderoso instrumento de comunicação.
A internet que deveria ser apenas utilizada para o progresso da educação e da humanidade, infelizmente, é alvo da deturpação, podendo se propagar falsas notícias, que são difundidas com uma velocidade incrível.
Fake News é um termo que passou a ser usado para caracterizar as notícias falsas, curtas e de rápida veiculação pela internet, principalmente pelas redes sociais virtuais, que possuem amplo e fácil acesso a toda população do mundo. Fake News não informa nada, não traz conhecimento, ao contrário, traz graves prejuízos à construção de uma sociedade democrática, conforme preconizada por Paulo Freire. Elas manipulam a opinião pública principalmente a de pessoas menos instruídas, podem até eleger nossos representantes políticos.
Falar de “Paulo Freire em tempos de Fake News” significa refletir como ele, que era um homem de conversa e de diálogo e que acabou sendo alvo dessas notícias falsas, entenderia e reagiria a esta situação de mau uso deste importante instrumento de comunicação, que é a internet e as redes sociais virtuais, e as consequências deste mau uso à humanização e como a educação pode contribuir para minimizar os efeitos negativos desta prática.
Ultimamente tem sido atribuído a Paulo Freire pensamentos que não são dele, de comunismo e de dominação ideológica, com o propósito de manipular opiniões populares e estimular estudantes e profissionais da educação a não seguirem suas propostas. Professores e alunos passaram a ser ameaçados pelas suas manifestações e até amigos tornam-se inimigos no momento que passaram a expressar opiniões diferentes.
...