Fundamentos da Foto
Por: itsvivinunes • 1/5/2016 • Trabalho acadêmico • 602 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
1. PLANO DE ENSINO
1. CAMPUS - Morumbi - Vespertino
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM FOTOGRAFIA
DISCIPLINA Fundamentos da Fotografia
1. PROFESSOR: Cláudio Yutaka
ETAPA
1a. Etapa
CARGA HORÁRIA
40 h/a
SEMESTRE LETIVO
2007/2
OBJETIVOS
Gerais:
1- Conhecer os fundamentos técnicos da Fotografia.
2- Conhecer as características da luz e fenômenos ópticos na formação da imagem.
Específicos:
1- Aplicar os conhecimentos técnicos oriundos da óptica.
2- Entender os processos, físico-químicos na Fotografia.
3- Conhecer os primeiros processos fotográficos.
4- Desenvolver e aplicar a tecnologia fotográfica.
EMENTA
Fundamentos da imagem fotográfica. Captura e formação da imagem. Percurso luminoso. Princípios da ótica e da física. Fundamentos técnicos. Primeiros processos.
METODOLOGIA
-Aulas expositivas dialogadas com uso de datashow.
-Aplicação de soluções propostas em aulas práticas no estúdio fotográfico.
- Visita a exposições fotográficas.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1o. etapa:
Prova (produção fotográfica) - 10,0
2o.etapa:
- Exercícios no estúdio fotográfico (produção fotográfica individual) - 10,0
- Apresentação de seminários.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Apresentação da disciplina.
2. A luz: Emissão e Características.
3. Fontes luz, corpo negro, temperatura de cor, medição do fluxo luminoso.
4. Fenômenos ópticos: transmissão, absorção, reflexão, refração, reflexo total, difração.
5. Exercícios práticos em estúdio.
6. Exercícios práticos em estúdio.
7- Mecanismos de visualização do olho humano.
8. Formação da imagem. A câmera obscura. A experiência no Renascimento.
9- Construção de Câmera Pinhole.
10. Prática: captura de negativos.
11. Prática: Positivação de negativos.
12. Avaliação dos conceitos aprendidos.
13. Tipos de emulsões fotográficas: daguerreótipo, calótio, cianótipo.
14. Prática de laboratório: processos alternativos. Revelação seletiva
15. Prática de laboratório: processos alternativos.Revelação seletiva.
16. Visita monitorada ao Acervo do Estado.
14. Apresentação de seminários
17. Orientação para realização de trabalhos finais.
18. Atendimentos no estúdio.
19. Apresentação dos trabalhos finais.
20.Considerações finais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1995.
ADAMS, Ansel. A Camera. 2.ed. São Paulo: Senac Nacional, 2002.
HEDGECOE, J. Guia completo de Fotografia. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.
DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico e Outros ensaios. Campinas: Papirus, 2ª edição, 1998.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia Pensante. São Paulo: Serviço Nacional
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