Georreferenciamento
Artigo: Georreferenciamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eliasefaby • 4/12/2014 • Artigo • 835 Palavras (4 Páginas) • 439 Visualizações
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
ELIAS DE CARVALHO
GABRIELA CORREA MATEUS
MAIARA DE SOUZA CONCER
GEORREFERENCIAMENTO APLICADO EM
PROJETOS DE ARQUITETURA (LOTEAMENTO)
Tubarão
2013
ELIAS DE CARVALHO
GABRIELA CORREA MATEUS
MAIARA DE SOUZA CONCER
GEORREFERENCIAMENTO APLICADO EM
PROJETOS DE ARQUITETURA (LOTEAMENTO)
Trabalho da Matéria Topologia do
curso de Arquitetura e Urbanismo da
Universidade do Sul de Santa Catarina.
Orientador: Profª. Eng. Daniel Souza
Tubarão
2013
1. INTRODUÇÃO
Neste sucinto trabalho analisaremos brevemente sobre o georreferenciamento e suas técnicas.
Dá-se o nome de georreferenciamento a determinação precisa de um ponto na superfície terrestre. Esta técnica aprimorada que consiste em tornar as coordenadas conhecidas num dado sistema de referência adotado pelo país, tem sido muito difundida nos dias atuais, devido à necessidade de se obter delimitação real de uma determinada área sem correr os riscos de sobreposição desta.
Nesse contexto entra em cena o GPS, que é na atualidade o instrumento mais eficiente para a coleta de informações espacializadas pontuais, lineares e poligonais.
2. GEORREFERENCIAMENTO
O georreferenciamento é importante para verificar se a escritura daquela área que vai ser empreendida corresponde ao espaço real com que está no documento.
Como curiosidade é importante sabermos que o Brasil que está no cartório é diferente do Brasil real. Para tanto necessitamos comprovar se as medidas que estão na escritura e a locação desta medida em campo estão no local preciso.
No Brasil, a Lei 10.267/01 torna obrigatório o georreferenciamento do imóvel na escritura para alteração nas matrículas, como mudança de titularidade, remembramento, desmembramento, parcelamento, modificação de área e alterações relativas a aspectos ambientais, respeitando os prazos previstos.
O georreferenciamento é fundamental para a construção do primeiro projeto que é o desenho do loteamento e posteriormente a divisão dos lotes e demarcação no local.
O uso de geotecnologias já é um fato comum e vem crescendo na diversidade de suas aplicações, não se resumindo tão somente a medição de áreas rurais georreferenciadas, como foi no início. Hoje, o interesse se foca na integração de bancos de dados com a informação espacial, como em cadastros multifinalitários urbanos e rurais.
Georreferenciar uma imagem ou mapa é tornar suas coordenadas conhecidas num dado sistema de referência. Este processo inicia-se com a obtenção das coordenadas (pertencentes ao sistema no qual se planeja georreferenciar) de pontos da imagem ou do mapa a serem georreferenciados, conhecidos como Pontos de Controle. Os Pontos de Controle são locais que oferecem uma feição física perfeitamente identificável, tais como intersecções de estradas e de rios, represas, pistas de aeroportos, edifícios proeminentes, topos de montanha, dentre outros.
A obtenção das coordenadas dos Pontos de Controle pode ser realizada em campo a partir de levantamentos topográficos, GPS – Global Positioning System (EPUSP, 2006). Esse sistema deve ter como principais características: a integridade, a disponibilidade e, fornecer serviço contínuo aos usuários (Krueger, 2005).
Sendo o GPS um sistema de navegação e posicionamento sobre a superfície da Terra, ele depende fortemente da forma geométrica do globo terrestre e da forma de representação cartográfica dos dados, surgindo nesse contexto os sistemas de referência.
O sistema
...