Identidade Organizacional PMMG
Por: FelipeMontenegro • 14/4/2015 • Dissertação • 899 Palavras (4 Páginas) • 500 Visualizações
[pic 1]
QUARTA REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR
SEGUNDO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR
CENTÉSIMA QUARTA COMPANHIA DE ENSINO E TREINAMENTO
CURSO ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS – CEFS I/2015
FERNANDO ANÔNIO NOGUEIRA, CB PM, Nº DE CURSO:____, 5º PELOTÃO.
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL (MISSÃO, VISÃO E VALORES)
JUIZ DE FORA
2015
FERNANDO ANÔNIO NOGUEIRA, CB PM, Nº DE CURSO:____, 5º PELOTÃO.
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL (MISSÃO, VISÃO E VALORES)
Trabalho sobre a identidade organizacional (missão, visão e valores), apresentado na Disciplina Comunicação Organizacional, Ministrada pelo Instrutor, Major PM Paulo Alex, aos alunos do 5º Pelotão do Curso Especial de Formação de Sargentos – CEFS l/2015, para obtenção de parte dos créditos da disciplina.
JUIZ DE FORA
2015
Toda empresa necessita de uma Identidade Corporativa claramente definida e divulgada para o público interno e externo. Sem essa Identidade uma empresa não consegue identificar a razão de sua existência e nem onde essa empresa deseja chegar. A Polícia Militar de Minas Gerais é um órgão público ligado à Administração Direta, ao Poder Executivo, portanto não é uma empresa propriamente dita, porém mesmo assim necessita traçar planos e metas para cumprir com excelência a missão constitucional de realizar o policiamento ostensivo e preservar a ordem pública.
É com essa finalidade que em meados da década de 90 a Polícia Militar de Minas Gerais começou uma evolução gradual em seus planos e metas para uma prevenção criminal de excelência. Foram elaborados planos governamentais com períodos preestabelecidos e com diversas denominações, Choque de Gestão, Estado para Resultados, Gestão para a Cidadania, etc, o que fundamentou e colaborou para a implementação de planos estratégicos, como o atual Plano Estratégico 2012 – 2015, com metas e objetivos a médio e longo prazo.
O nome plano estratégico dá uma ideia de um conjunto de estratégias, ou seja, vários caminhos para se alcançar algo futuro. A PMMG como órgão público que é, deseja e se vê na obrigação de no presente e cada vez mais no futuro prestar um serviço eficiente, deseja ser reconhecida pelos seus valores, deseja que o público alvo, a população mineira, reconheça sua importância e dedicação no cumprimento da missão de “promover segurança pública por intermédio da polícia ostensiva, com respeito aos direitos humanos e participação social em Minas Gerais”. Cumprida essa missão se alcançará o resultado desejado, que é a Visão de Futuro, aquilo que se quer ser e fazer: “sermos reconhecidos como referência na produção de segurança pública, contribuindo para a construção de um ambiente seguro em Minas Gerais”.
Já os valores definidos são: “representatividade, respeito, lealdade, disciplina, ética, justiça e hierarquia”. Tais valores são qualidades, é a imagem que a PMMG quer incutir na mente dos seus integrantes e também transparecer para a sociedade, para o “cliente” dela. Esses valores são essenciais para unir todos num único pensamento e consequentemente num único rumo, que é alcançar os objetivos traçados. Tais objetivos foram descritos num total de doze, 1)prevenir a violência, a criminalidade, a desordem, contribuindo para o fortalecimento da sensação de segurança nas áreas urbanas, rurais e no transito; 2)mitigar a criminalidade violenta de forma efetiva por meio de intervenções qualificadas; 3) ampliar a qualidade na prestação dos serviços de segurança pública (...). Mesmo listando apenas três, nota-se que todos os objetivos focam na melhoria da qualidade de vida do público interno, os policiais, e na qualidade de vida da população mineira, diminuindo a criminalidade, modernizando o gerenciamento da instituição, melhorando a aplicação dos recursos logísticos e humanos, etc.
É evidente que diante de um plano tão audacioso e dinâmico, dificuldades aparecerão em grandes proporções. Destaca-se a extensão territorial do Estado de Minas Gerais, que tem uma dimensão geográfica de um país; a grande diversidade cultural dentro do Estado e o fato de ser o segundo maior Estado do país em número de habitantes. Frisa-se também a dificuldade humana para se operacionalizar tal plano, pois a escassez de efetivo não é um problema da atualidade, mas algo que ocorre há anos. Somado a isso temos as várias atribuições da PMMG: combate ao crime organizado, combate ao tráfico de substâncias entorpecentes (talvez a maior mazela da sociedade atual), conscientização e fiscalização no trânsito, proteção ao meio ambiente, etc. E por último e talvez o maior deles seja a necessidade de participação de outros órgãos públicos do Estado, pois sabe-se que Segurança Pública é um conjunto de órgãos e ações (policiamento ostensivo/preventivo, investigação, custódia de presos, julgamento desses presos e outros). E a PMMG é parte integrante dessas ações, portanto se algum órgão falhar na sua missão poderá acarretar atraso nos objetivos traçados pela PMMG.
...