Metodologia de Pesquisa
Por: vitorcsts • 18/9/2016 • Dissertação • 533 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
Senso Comum:
São informações que aprendemos sem nos dar conta e sem querermos e sem nenhuma comprovação científica a respeito, que se adquiri com a vivência e não precisa de conclusões científicas, mas é muito útil para guiar o homem na sua vida. É a forma como compreendemos todas as coisas por meio do nosso convívio social, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas no decorrer das nossas vidas.
Através de ditos populares o senso comum também se manifesta; algumas pessoas, por exemplo, não passam por baixo de escadas, porque acreditam que dá azar; se quebrarem um espelho, sete anos de azar; quando alguém reclama de dores no fígado, ela faz um chá de boldo, que é uma planta medicinal já usada pelos antigos, sem conhecer o princípio ativo de suas folhas nas doenças hepáticas e sem nenhum estudo farmacológico.
Isso é senso comum, a utilização de um método criado a partir de uma experiência natural e fazemos sem nem pensar porque nos é passado que surtem resultado.
Conhecimento Teológico:
O Conhecimento Teológico é um conjunto de verdades a que os homens chegaram, não com o auxílio de sua inteligência, mas mediante a aceitação de uma revelação divina; tudo em uma religião é aceito pela fé, nada pode ser provado cientificamente. É baseado exclusivamente na fé humana e desprovido de método e raciocínio. A finalidade do teologia é, também, provar a existência de Deus e que os textos sagrados foram escritos mediante inspiração divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis.
Alguns exemplos de conhecimento teológico são as Escrituras Sagradas, tais como a Bíblia, o Alcorão, a Sagrada Tradição, etc. Também podem ser incluídos como conhecimento teológico os ensinamentos de grandes teólogos e mestres da Igreja.
Conhecimento Filosófico:
O conhecimento filosófico é um conhecimento que tem a interrogação como base. Esse conhecimento usa o questionamento e o pensamento como base, ele é um conhecimento do dia a dia, mas ao contrário do conhecimento empírico, o conhecimento filosófico se preocupa em questionar o relacionamento do indivíduo com o meio em que está inserido.
Esse conhecimento é racional e não se baseia em experimentações, está em busca de conclusões sobre a vida, o universo ultrapassando o limite imposto pela ciência, procura compreender a realidade em seu contexto universal.
Sempre necessitamos refletir sobre as escolhas que fazemos em nosso cotidiano, os caminhos que percorremos e a vida que estamos construindo a cada instante. Questões como "qual é o sentido da minha existência?" ou "para onde estou encaminhando minha vida?" submete em nossas escolhas mais simples.
Conhecimento Científico:
Conhecimentos com fundamentação teórica, vindo de experiência comprovada. Através do conhecimento científico a humanidade progrediu rumo a novas descobertas. Deixando, desta forma de acreditar nos dogmas, mitos e lendas. Nos dias de hoje, a ciência e seus desdobramentos estão de tal modo entrelaçados com nossas vidas que, às vezes, sequer notamos sua presença.
...