Midias Alternativas
Por: apmbraga • 2/4/2015 • Artigo • 259 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
MÍDIAS ALTERNATIVAS – UM BEM OU MAL NECESSÁRIO?
- Um pouco da história
Nas últimas décadas foram criados mecanismos para que as empresas conseguissem atingir cada vez mais públicos específicos e de forma mais criativa possível. Os tradicionais meio de veiculação de mídia, ou seja, o impresso, o rádio e a televisão já não eram suficientemente capazes de impressionar a todos. Em meados de 90, com o aumento de sites na internet, deu-se a partida para que as mídias alternativas surgissem, de modo que hoje, são consideradas estratégias essenciais para uma efetiva comunicação integrada.
Na verdade, a mídia alternativa teve sua origem na metade do século XX, como forma de identificar meios de comunicação não tradicionais, sem a idéia de passar conteúdo editorial, mas apenas comercial, atingindo um público em específico e se restringindo apenas como uma forma complementar de marketing. Segundo especialistas da época, as mídias consideradas básicas, ou seja, as mais eficientes eram as mídias que atingiam a massa como um todo. Portanto, mídias alternativas eram criticadas e marginalizadas.
Com a expansão do mix de marketing, foi resgatado o valor da mídia alternativa e hoje podemos observar centenas de opções dela, não deixando de lado as tradicionais, e através delas as campanhas conseguem atingir eficaz e efetivamente milhões de pessoas ou públicos-alvo específicos, se assim desejar.
- Mas qual a sua finalidade?
Mas qual a finalidade da mídia? “A mídia nada mais é que ‘a função da propaganda cujas atividades coordenadas visam promover o encontro das mensagens de anunciantes com seus públicos-alvos, da forma mais eficiente e eficaz, no melhor custo’.” (CITAÇÃO PIU)
...