O PROJETO INTEGRADO DE EPIDEMIOLOGIA
Por: IonaraSES • 30/11/2022 • Trabalho acadêmico • 591 Palavras (3 Páginas) • 122 Visualizações
[pic 1]
TÍTULO DO PROJETO
Integrante 1,
Integrante 2,
Formando x
Feira de Santana, 2022
- Explique o porque da escolha da temática. Essa explicação precisa apresentar relevância para o Campo da Saúde Coletiva, portanto, traga os conceitos do evento a ser estudado, os dados epidemiológicos recentes (no mundo, no país, na região), os impactos deste evento na saúde individual e coletiva. Essa informação é muito importante, pois dará a dimensão de importância da escolha da temática e posicionará seu tema no campo da Saúde Coletiva, o contextualizando. Se for viável, procure um marco legal (alguma legislação) que implique em mais um artifício para demonstrar a centralidade deste estudo. (Elabore um texto, em linguagem acadêmica com, no MÁXIMO, duas páginas. Não esqueça das citações e referências).
- PERGUNTA INVESTIGAÇÃO
É a pergunta que motiva o estudo, estabelecida em função do que se deseja encontrar, ex.: “Quais são os fatores associados à endometriose em mulheres estudantes de graduação?”.
- HIPÓTESE
É a resposta a essa pergunta, segundo o entendimento dos autores. Ela pode ser refutada ou confirmada com seus achados, ou simplesmente não conseguir ser respondida. Porém é um ponto de partida de entendimento prévio sobre o tema. Parte de alguma plausibilidade científica, afinal você não precisa inventar a roda!
Ex.: Mulheres que têm histórico familiar de endometriose apresentam maior probabilidade de ter o mesmo problema.
- OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral
Comecem com o verbo ‘Analisar’, pois ele tem conotação específica para estudos epidemiológicos exploratórios.
Ex.: Analisar a ocorrência da endometriose em mulheres estudantes de graduação e seus fatores associados.
4.2 Objetivos Específicos (normalmente são 3, podendo ser pouco mais ou menos, dependendo do tipo e natureza da pesquisa. Estruturarão o objetivo principal). Ex.:
Estimar a prevalência da endometriose em mulheres estudantes de graduação;
Descrever as características biológicas, sociais e de trabalho das mulheres com e sem endometriose;
Verificar os fatores associados à endometriose em mulheres estudantes de graduação.
- MÉTODOS
5.1 Tipo do estudo
Conceituar estudo de corte transversal, analítico e exploratório.
5.2 População do estudo e seleção da amostra
Descrever as características da população do estudo (quem são, quando são, onde são, quantos são) e informar que a amostra será por conveniência, explicando seu conceito e seus vieses comuns.
5.3 Critérios de elegibilidade (inclusão e exclusão)
Todo estudo epidemiológico de campo, precisa apresentar as características dos sujeitos pesquisados que são interessantes para a pesquisa e aqueles que não.
5.4 Coleta de Dados
Especificar o instrumento utilizado, desde qual(is) tecnologia(s) foi(ram) usada(s), ao período da coleta e os procedimentos de coleta (a entrevista foi face-a-face, enviou link, usou algum instrumento para medir algo?; quanto tempo durou cada entrevista?)
5.5 Variáveis do Estudo
...