O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
Por: Denise Meire Morais Lopes • 13/7/2020 • Artigo • 1.981 Palavras (8 Páginas) • 353 Visualizações
FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA
JOÃO PAULO DE MACEDO LEPINSK
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
ITAPEVA, SP
2020
FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA
JOÃO PAULO DE MACEDO LEPINSK
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
JOÃO PAULO DE MACEDO LEPINSK
Artigo Científico Apresentado à Faculdade Única de Ipatinga - FUNIP, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Informática na Educação.
ITAPEVA, SP
2020
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
JOÃO PAULO DE MACEDO LEPINSK[1]
RESUMO
O presente trabalho buscou abordar sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, e as pesquisas bibliográficas realizadas apresentam que o uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógica contribui para os processos de ensino e de aprendizagem e várias áreas, bem como na Matemática. Porém, os professores devem saber utilizá-las. Este trabalho realizou uma pesquisa cientifica com método abordagem qualitativa através de uma revisão bibliográfica, que fundamentou o tema proposto, utilizando os autores que possuem obras publicadas com relevância ao tema. Conclui-se que para um resultado positivo do uso de tecnologias digitais no ensino da matemática é de extrema importância que o docente esteja preparado e disposto a inovar principalmente nas aulas de matemática, e haja um processo de formação continuada, de acordo com as bibliografias apresentadas a tecnologia digital possui vantagens ao facilitar o processo de ensino e aprendizagem através das ferramentas que dispõe.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem; Matemática; Tecnologias Digitais.
Introdução
Atualmente o uso da tecnologia em sala de aula torna-se indispensável, entretanto alguns docentes ainda estão resistentes na sua utilização, o objetivo desse trabalho é demonstrar sobre o uso de tecnologias digitais no ensino da matemática, nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. E demonstrar como as Tecnologias Digitais podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de matemática, entretanto, tem que ser utilizada de maneira adequada ao processo de ensino. Para a utilização das tecnologias digitais, se faz necessário que a comunidade escolar conheça as potencialidades das ferramentas digitais e seus limites, com o intuito de melhorar o processo de ensino aprendizagem, e que haja a compreensão de que os recursos tecnológicos não trará resultados positivos sozinho.
Com base nessas informações o presente, trabalho pautou-se em uma pesquisa cientifica com método abordagem qualitativa através de uma revisão bibliográfica.
Desenvolvimento
Percebe se a maior dificuldade apresentada pelos discentes em questão de área de conhecimento é o da matemática, muitos possuem dificuldades em assimilar os conteúdos matemáticos, entretanto, no caso da Matemática, as tecnologias digitais são recursos apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como um dos caminhos para se fazer Matemática na sala de aula dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (BRASIL, 1997).
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), enfatiza que o uso das ferramentas digitais contribui para repensar sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, uma vez que existe a importância do cálculo mecânico e da simples manipulação simbólica, através dessas ferramentas esses cálculos podem ser realizados de modo mais rápido e eficiente, bem como, possibilita o aluno a importância do papel da linguagem gráfica e de novas formas de representação. As ferramentas digitais podem ser usados nas aulas de Matemática com várias finalidades, pois, ela promove informação, alimenta o processo de ensino aprendizagem; auxilia no processo de construção de conhecimento; desenvolve a autonomia pelo uso de softwares que possibilitem pensar, refletir e criar soluções, podendo ser utilizada para realizar atividades que utilizem planilhas eletrônicas, jogos, processadores de texto, banco de dados, etc.
Lévi (1999) contribui que uma aula enriquecida pelo uso da tecnologia, permite ao docente desempenhar o papel de motivador, umas vez que deve promover as interações para facilitar a aprendizagem. E com essa interação promove aos alunos oportunidade de aprender novos saberes e também compartilhar o que já sabem.
Grado (2000) confirma que os docentes devem se adaptar aos novos tempos e as novas gerações que buscam conhecimento a todo tempo, e ter consciência de que a matemática não é só apenas mais um conteúdo da grade curricular, mais sim um conteúdo amplo que possibilita explorar algumas habilidades dos alunos, permitindo que eles possam pensar, agir e racionalizar.
Na visão de Santos (2005) o aprender consiste em reconhecer que o trabalho pedagógico tem que ser um aprendizado constante e prazeroso e não como uma forma mecanicista. Deve ter a finalidade de estimular a aprendizagem de forma interessada, buscando atitudes positivas em relação à matemática e à aprendizagem, facilitando o desenvolvimento do currículo e encorajando o pensamento matemático, o poder ativo, criativo e aprendizagem colaborativa, uma vez que a matemática está presente constantemente na vida do indivíduo. Porque o indivíduo vê a matemática como uma disciplina difícil, que muitos relacionam o não gostar com o não aprender matemática. E que o uso das ferramentas digitais como aplicativos, fotografias, experimentos, tutoriais em vídeo, pesquisas na internet, entre outros, servem para reforçar o conteúdo aplicado e, estimular o aluno a querer saber e buscar mais informações bem como facilitar o processo de ensino aprendizagem, e consequentemente, diminuir a rejeição pela matemática.
...