O teatro maranhense
Por: flavia050193 • 16/4/2015 • Artigo • 6.411 Palavras (26 Páginas) • 2.674 Visualizações
INSTITUTO MARANHENSE DE ENSINO E CULTURA
IMEC
FLÁVIA MELO PERREIRA
O TEATRO MARANHENSE:
Observação das práticas de patrocínios para os grupos de teatro local.
São Luis
2014
O TEATRO MARANHENSE:
Observação das práticas de patrocínios para os grupos de teatro local.
Autora: Flávia Melo Pereira[1]
Orientadora: Prof.ª Aline Mendes[2]
[pic 1]
Jesuítas Catequizando os Índios
RESUMO
O Teatro surgiu na Grécia, como forma de agradar ou agradecer aos Deuses, feitos através de cerimônias e rituais religiosos. Essas expressões teatrais que deram origem ao teatro que conhecemos hoje. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa e levar o conhecimento dessa cultura, mostrando através dos grupos local os paradigmas das definições impostas para a área cultural, mas também de quem financia a cultura, tanto no setor público, quanto no privado. Fazendo uma análise panorâmica do cotexto histórico do teatro maranhense, e os resultados obtidos dos patrocínios. Os métodos utilizados são as pesquisas qualitativas, por meio de entrevistas feitas com alguns dos grupos de teatro mais atuante no Maranhão.
PALAVRA- CHAVE: Teatro; Grupos; Maranhão; Patrocínio.
ABSTRACT
The Theatre emerged in Greece, in order to please or thank the gods, made through religious ceremonies and rituals. These theatrical expressions that gave rise to the theater we know today. Thus, the objective of this research and bring the knowledge of that culture, showing through local groups paradigms imposed definitions for cultural area, but also those who fund culture in both the public sector and the private. Making a panoramic analysis of the historical co-text of Maranhao Theatre, and the results of sponsorships. The methods used are qualitative research through interviews with some of the most active theater groups in Maranhão.
KEYWORD: Theatre; Groups; Maranhão; Sponsorship.
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------------4
2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA-----------------------------------------------------------------5
2.1 - O TEATRO MARANHENSE-------------------------------------------------------------------5
2.1.1 - História do Teatro no Maranhão---------------------------------------------------------5
2.2 - MARKETING CULTURAL---------------------------------------------------------------------7
2.3 - PATROCÍNIO--------------------------------------------------------------------------------------7
2.3.1- Patrocínio para os Grupos de Teatro Local------------------------------------------8
3 - METODOLOGIA------------------------------------------------------------------------------------9
4 - RESULTADOS DA PESQUISA FEITA COM ALGUNS GRUPOS DE TEATRO LOCAL---------------------------------------------------------------------------------------------------12
5 - CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------------18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS-------------------------------------------------------------19
APÊNDICES--------------------------------------------------------------------------------------------22
- INTRODUÇAO
O Teatro é uma das várias formas de expressão cultural, que se faz presente no Brasil desde o século XVI. As primeiras manifestações teatrais aconteceram no período colonial, com a vinda do padre José de Anchieta, este era um jesuíta, que tinha como objetivo catequizar os índios. A vinda dos Jesuítas para o Brasil serviu para dar inicio a essa prática teatral, nesse tempo eram chamados de teatro de Catequese. Por ser oriundo da igreja Católica, o teatro era considerado religioso. Impregnado com a prática teatral da Europa, os jesuítas também nesse momento, partem para uma forma de representação baseadas nos autos sacramentais (LEITE, 2007). Por volta do século XVII, foram surgindo novos grupos de teatro, considerados populares.
No Maranhão, não foi diferente, impregnados de características religiosas, no qual envolvia a economia do estado. Partiu daí, as primeiras formas de encenação teatral, grupos foram surgindo e novas propostas para o teatro. Portanto, este estudo tem como objetivo potencializar o conhecimento de como iniciou o teatro maranhense, e como são as formas de patrocínios dos setores públicos ou privados, para a cultura local.
O Marketing Cultura faz se necessário para a compreensão do incentivo a cultura, utilizando o patrocínio como estratégia empresarial e reforçando assim, a importância do patrocínio nos grupos de teatro de local. PORTELLA (2014, pag.1)[3], o Marketing Cultural é uma estratégia utilizada pelas empresas para que, através de patrocínios a projetos culturais, agreguem valor às suas marcas.
Assim, esse estudo através do que foi possível coletar mostrará na parte descritiva: A fundamentação teórica, as primeiras formas de manifestações teatrais no Maranhão, que foram oriundas da igreja católica. Em seguida, Marketing cultural, estratégia empresarial que pode trazer uma imagem positiva para a empresa patrocinadora, qual é a importância dos patrocínios para os grupos de teatro locais e as leis de incentivos para a cultura. Depois, Metodologia, a base da pesquisa, atuação do governo, que tipo de incentivo ou apoio os governos estadual, municipal oferecem, para os grupos de teatros locais, entrevistas dos grupos de teatro. Por ultimo, a constatação. Ou seja, resumo de toda a pesquisa.
2 FUDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 O TEATRO MARANHENSE
2.1.1 História do teatro no Maranhão
O teatro é uma das formas de expressão social mais atuante surgiu na Grécia, motivado com o propósito de expressar os sentimentos. No fim da idade media, essa prática teatral começou a crescer e a ganhar novos rumos, surgiram então vários tipos de representações teatrais encenadas por amadores.
Mais somente no século XVI, foi que o teatro surgiu no Brasil. Mas especificamente no Maranhão, surgiu no ano de 1626, através do padre Jesuíta Luis Figueira, que usava de expressões teatrais para catequizar os índios. Os mesmo costumavam utilizar colégios e igrejas para suas representações teatrais, ensinando suas doutrinas religiosas. Em 1677 com a cidade contando com dois mil habitantes, representa-se um novo estilo teatral: uma comédia (LEITE, 2007, pag.23).
...