Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada, de Margarida Kunsch
Por: beatrizrubio • 15/9/2015 • Resenha • 932 Palavras (4 Páginas) • 1.642 Visualizações
Beatriz Rubio – 6° RP
Livro Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada, de Margarida Kunsch.
Resenha: Capítulo VIII - Planejamento de Relações Públicas nas Organizações
O Capítulo VIII – Planejamento de Relações Públicas nas Organizações, de Margarida Kunsch, relata a junção do profissional de Relações Públicas e suas funções com o planejamento de relações públicas nas organizações contemporâneas. Onde qualquer função de relações públicas não poderá prescindir do planejamento.
De acordo com a Fiarp (Federación Interamericanade Asociaciones de Relaciones Públicas) foram designadas as seguintes funções básicas de relações públicas: assessoria, pesquisa, planejamento, execução (comunicação) e avaliação. E pelo fato dessas atividades envolverem sempre os públicos e opiniões públicas, indiscutivelmente requer o máximo de cuidado e uma sistematização, por meio do planejamento. E por meio dele, evita a improvisação, o alinhamento dos objetivos e o cumprimento da missão organizacional, e a avaliação de resultados.
O papel fundamental do planejamento é exercer ações derivada do relacionamento das organizações e seus stakeholders, buscando soluções proativas para solucionar problemas ou até mesmo preveni-los. Buscando a excelência da comunicação organizacional, valorizando a cultura corporativa, o envolvimento das pessoas e os princípios éticos. Outra finalidade do planejamento esta ligada a planejar e implementar ações de relações públicas, como prever oportunidades e ameaças no micro e macro ambiente, identificar ações comunicativas em função das necessidades da organização e de seus públicos, e ajudar na definição e fixação dos valores organizacionais.
Segundo a autora, á basicamente dois tipos de planejamento. O primeiro é a elaboração de todo um projeto global ou um plano estratégico de comunicação para determinada organização, e o segundo é voltado para um planjemaneto e programas específicos para um determinado projeto, como crises, comunicação interna, mídias digitais, publicações, etc.
O Planejamento é basicamente divido em quatro etapas – Pesquisa; investigação do problema / Planejamento dos planos; programas de ação/ Implementação por meio de ações comunicativas com os públicos e Avaliação.
Etapas do processo de planejamento de relações públicas e as interconexões:
- Pesquisa
Identificação e conhecimento da situação
Passar a conhecer a organização como um todo, isto é, sua cultura, missão, visão, comunicação, seus públicos, valores, produtos e serviços, seu capital e etc.
Levantamento de dados
O levantamento de dados poderá ser feito por meio de pesquisas, entrevistas, análises de documentos, reuniões, entre outros. Buscando informações da atual situação da organização. Como por exemplo, se a mesma estiver enfrentando uma crise, buscar informações sobre as causas e razões, as políticas e práticas efetuadas. Aplicando uma pesquisa institucional, pesquisa de tendências ou o monitoramento ambiental.
Mapeamento e identificação dos públicos
Levantamento dos grupos ligados à organização e a identificação deles como possíveis públicos e stekeholders. Analisando suas atitudes, comportamentos, politicas, decisões e suas transformações.
Análise da situação
Coleta de informações obtidas diante pesquisas, procedendo de uma análise da situação estudos críticos, a fim de reunir conclusões sobre determinada realidade, resultando num diagnóstico. Após o levantamento das informações, é possível determinar quis são as áreas em dificuldades, problemas ou situações-problema e o posicionamento da organização diante seus públicos e da opinião pública.
Construção de diagnósticos
Destaca-se em descobrir as forças, vantagens ou pontos fortes, fraquezas, desvantagens ou pontos fracos da organização;
De acordo com C. Teobaldo de Souza Andrade, define-se como: “método de levantamento e análise do desempenho de uma empresa ou instituição, interna ou externamente, de modo a facilitar tomada de decisões”.
- Planejamento
Fixação de políticas de comunicação
Estabelecer e normalizar ações comunicacionais de um departamento ou setor com os seus stekeholders.
Definição de objetivos e metas
Define a posição a ser alcançada no futuro e, portanto, tem a ver com os resultados desejados ou efeitos esperados com a execução de um planjo ou projeto.
Determinação de estratégias
Já delineados os objetivos e metas, deve-se estabelecer qual a melhor estratégia a seguir e quis os programas de ações necessários, a fim de orientar e direcionar, eficazmente, ações.
Proposição de planos, projetos e programas de ação
Fase para estabelecer propostas dos possíveis planos, projetos e programas de ação que deverão ser feitos.
...