Plano de Comunicação Empresarial
Por: Kleo Souza • 8/4/2016 • Trabalho acadêmico • 4.967 Palavras (20 Páginas) • 419 Visualizações
Projeto de pesquisa– Sucatão 4x4[1]
Kleo Souza
RESUMO
O presente trabalho deseja criar e oferecer ações com o potencial necessário para solucionar os ruídos existentes na empresa em questão. O sucesso de uma organização está pautado na conscientização e trabalho conjunto e, principalmente, na cooperação de todos os setores em prol de um mesmo objetivo. O intuito deste trabalho será proporcionar isto à empresa Sucatão 4x4.
PALAVRAS-CHAVE: comunicação; organização; planejamento.
1 INTRODUÇÃO
A configuração do ambiente empresarial se modificou severamente nos últimos 50 anos. Entretanto, muitos empresários deixaram de acompanhar esta mudança, e se questionam o porquê de seu negócio não dar certo, falir ou não se expandir em um cenário mercadológico cada vez mais complexo e competitivo, onde a comunicação eficiente com os públicos da organização é fundamental.
Para sobreviver no mercado atual não pode mais haver uma comunicação empresarial voltada apenas para o público externo. De acordo com Argenti (2006), o perfil do funcionário mudou em termos de valores e necessidades, suas expectativas em relação à realização profissional aumentaram, assim como o desejo de participar e compreender a empresa em que trabalham. Portanto, é necessária a existência de uma comunicação 360º, voltada para todos os públicos da organização.
“Em outros tempos a comunicação empresarial era totalmente voltada para a comunicação externa, os empregados eram os últimos a saberem dos negócios e acontecimentos da empresa, não havia compromisso das cúpulas administrativas com os funcionários.” (KUNSCH, 2003).
Infelizmente muitos empresários brasileiros além de desejarem resultados instantâneos, ainda não veem a comunicação como instrumento de estratégia e investimento, mas sim como despesa. Esse fator dificulta consideravelmente o trabalho dos profissionais da área. (TAVARES, 2009). Geralmente os proprietários destes empreendimentos só procuram os profissionais de comunicação – especialmente os Relações Públicas – quando passam por crises financeiras, organizacionais, mercadológicas ou de posicionamento de marca.
Com o nível de interação intra e interorganizacional existente atualmente, as empresas não podem se dar ao luxo de planejar ações que não estejam de acordo com as necessidades de seus stakeholders. E é justamente por isso que o plano de comunicação empresarial é uma ferramenta imprescindível para o estabelecimento de relacionamento com os públicos estratégicos das organizações e, consequentemente aumentar seus lucros, fidelizar seus clientes e manter uma boa relação com seus funcionários.
2 OBJETIVO
Implantar um plano de comunicação organizacional integrada na empresa Sucatão 4x4, que apesar de líder em vendas de peças automotivas novas e seminovas e de serviços para carros tracionados, está passando por uma crise organizacional. O plano visa aumentar os lucros da empresa, fidelizar seus clientes, estabilizar sua marca e resolver os conflitos internos existentes.
3 JUSTIFICATIVA
O cenário empresarial brasileiro tem crescido consideravelmente nos últimos anos, buscando constantemente adaptar-se às novas exigências do mercado. Nesse meio, verifica-se a importância de uma comunicação eficaz e eficiente no âmbito empresarial, para que tanto os públicos internos quanto externos da instituição recebam a mesma mensagem, evitando assim o surgimento de boatos e eventuais conflitos.
As organizações devem acompanhar estas mudanças para sobreviver no mercado. “A empresa que não favorece a cultura da comunicação e da participação acaba perdendo confiança, produtividade, qualidade, credibilidade e, consequentemente, clientes, negócios e mercado, o que significa baixa competitividade” (MATOS, 2009, p. 91).
Com base nisto, pretende-se então, introduzir uma postura holística na empresa, estruturando suas áreas de forma interdependente, formando assim, uma grande teia de relacionamentos organizacionais formais para que os objetivos estabelecidos no planejamento sejam alcançados.
4 MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Uma organização quando iniciada, é proveniente de uma ideia, e cabe a seu idealizador ser o primeiro a incorporá-la. No caso da empresa Sucatão, o desencadeamento de problemas está ligado a isso. Notou-se que o dono do estabelecimento, apesar de uma boa visão empresarial, comete falhas em determinados momentos por não perceber os problemas existentes dentro de sua empresa, o que acarreta no não crescimento em potencial da organização.
Buscando solucionar, de início, este que é o ponto de partida para o aperfeiçoamento da empresa, a equipe selecionou algumas ações estratégias descritas abaixo:
Após a visita técnica, foi decida a aplicação de dois sistemas para averiguação e coleta de dados: aplicação de questionário e uma pesquisa de forma qualitativa e quantitativa, respectivamente. Na aplicação do questionário, foi feito o levantamento das informações através do mesmo, observando o comportamento do colaborador como um todo e o que ele acha em relação à empresa. Durante o questionário, foi observada a, a consistência lógica e, principalmente, se as respostas desejadas foram contempladas.
A preparação do questionário de aplicação de pesquisa visa entrevistas/perguntas relacionadas à questões pertinentes ao contratante da pesquisa, e perguntas pessoais de caráter informativo, essenciais para empresa. Foi explicado de forma enfática aos colaboradores que passaram pelo questionário, que o mesmo seria anônimo e utilizado somente de forma acadêmica, não seria entregue nenhum dado direto ao dono da empresa. O questionário de aplicação de pesquisa quantitativa envolve caracterização da unidade de informação, filtros do entrevistado, perguntas fechadas e abertas, com perguntas relevantes a sua vida em relação à empresa.
Depois de uma análise geral e aprofundada da rotina do Sucatão e dos problemas nele detectados, propôs-se verificar, durante 2 dias, os vídeos de monitoramento do dia-a-dia da empresa, buscando conhecer os erros cometidos durante o dia de serviço e o mostrá-los ao dono para conscientizá-lo de seus déficits. É importante que a base inicial de uma organização a reconheça como algo possível de erro, mudança e melhoramento, comprovando os ruídos existentes para, com o apoio de toda a organização, aperfeiçoá-la.
...