Relatorio de Visita a Museus
Por: carol_jp • 20/5/2015 • Relatório de pesquisa • 599 Palavras (3 Páginas) • 542 Visualizações
Nomes: Caroline de Jesus Pereira RA: 20640026
Raquel Pereira dos Santos RA: 20695498
Caroline Mariano Pereira RA: 20709959
Paolo Roberto Gorga Alviani RA: 20730644
2- O local visitado foi a Pinacoteca no Centro da Cidade de São Paulo, e a exposição visitada foi a Arte no Brasil.
3- - Os alunos perceberam que encontraram bastante artistas e obras vistas em sala de aula. Lugar calmo, tranquilo, onde podemos observar cada detalhe das obras.
Obras
Obra Maternidade 1906 – Eliseu Visconti
A obra retrata os trajes ser usados por pessoas nobres e conténs tons pastéis. Foi criada ao ar livre em um dos jardins de Luxemburgo destacando as paisagens. Nela o pintor mostra a cena de uma jovem mãe sentada num banco usando uma saia de seda azul, blusa branca transparente e chapéu amamentando seu filho e ao lado de um menina –talvez seja sua filha- reproduzindo o gesto da mãe com uma boneca. E ela pertence ao Movimento Impressionista.
Obra América XVII – Stephan Kesseler
Percebemos que os tons são avermelhados, e tem o ar romantismo. Essa obra traz aspectos marcantes, como a escravidão dos Indígenas. O que queremos dizer com a escravidão é a ilusão que eles passaram aos índios, trazendo objetos como presentes para mais tarde obriga-los a fazer aquilo que desejavam. E ela pertence ao Movimento Romantismo.
Obra Mulheres de Argel em seu Aposento – Anita Malfatti
Percebemos que as mulheres são mais gordinhas porque era o padrão ideal de beleza na época e aparentavam ser nobres por conta de suas vestimentas. Ela pertence ao Movimento Romantismo.
Obra Coscota do Votorantim 1893 – Almeida Junior
Percebemos os estilos de pinceladas, as cores vistas são representadas como foi visto. Ela pertence ao Movimento Impressionismo.
Obra Estudo para Partida da Monção – Almeida Junior
Percebemos que retrata o cotiano dos menos favorecidos (pobres). Partida da Monção é constituída, assim, de imagens do cotidiano que se sobrepõem ao momento heroico da partida de uma caravana de desbravadores. O escravo, em pé, descalço e com o corpo acentuadamente curvado, aparece na obra carregando um baú pesado. Tendo em vista sua localização próxima à do espectador, se estivesse com o corpo ereto, sua imagem se sobreporia às demais pelo tamanho. Curvado como está, sua altura chega a se equiparar à do casal sentado um pouco mais à direita. O rosto deste homem foi pintado de perfil, mais voltado para dentro da tela do que para fora, o que nos impossibilita visualizar seu olhar e sua expressão facial. Ela pertence ao movimento Realismo
...