Relações Públicas Governamentais
Por: LUCAS HENRIQUE DE SOUZA SILVA • 12/4/2020 • Trabalho acadêmico • 331 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
Lucas Henrique de Souza Silva - RA 192491 - RP 5º Semestre
Ao princípio da entrevista existe um questionamento sobre o papel de um Lobista, o Lobby que é uma das ferramentas utilizadas nas Relações Governamentais, atualmente é visto de maneira pejorativa, muitas pessoas que associação essa atividade com a corrupção. O lobby como profissão de gerenciamento da comunicação entre empresas e o governo ocorre porque as empresas têm grande interesse nas decisões que o Estado toma em diversas esferas que possam alterar o curso de seus funcionamentos.
O Lobby não é uma atividade ilegal, porém existem várias propostas no congresso para que essa atividade seja regulamentada. É notável o desconhecimento das atividades de relacionamento governamental no Brasil, devido a esse fator, existe uma imagem distorcida que acabou sendo perpetuada ao longo dos anos devido aos escândalos associados aos Lobista, como exemplo a troca de favores.
Outro ponto interessante é que as relações governamentais só funcionam em ambientes democráticos e principalmente transparentes, a internet quebra as barreiras físicas, é por meio dela que a sociedade ganha voz ao simplesmente enviar um e-mail para o seu possível candidato escolhido, além de dar sua opinião, o cidadão pode causar um impacto maior influenciado os demais.
O cenário que se desenha para os profissionais de Relações Governamentais é algo amplo pois é necessário estruturar processos eficazes de monitoramento legislativo bem como melhorar as estratégias de negociação junto aos tomadores de decisões, para isso também é essencial bom profissionais, como boa capacidade analitica, entender como funicona o governo e as empresas, será como uma ponte, um conector entre as partes. Além disso é de grande importância estar atento aos stakeholders, o profissional que exerce o papel nas Relações Governamentais precisa ter um plano de comunicação para cada tipo de público, é de grande relevância ter uma escuta ativa para captar as informações de forma clara e consequentemente realizar uma intermediação assertiva entre o setores e por fim ter um objetivo claro e ético.
...