Resenha "A Batalha do Passinho"
Por: gabrielamarcal_ • 1/10/2016 • Resenha • 318 Palavras (2 Páginas) • 1.098 Visualizações
Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2016
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Comunicação e Artes - Adair Rocha
Gabriela Marçal Pereira
Resenha do filme A Batalha do Passinho
O filme A Batalha do Passinho retrata o fenômeno cultural carioca que ganhou notoriedade após anos de existência apenas dentro das favelas. É apresentado ao público o universo das comunidades do Rio de Janeiro, os jovens marginalizados ganham espaço e voz, além de acompanhar os duelos de passinho nos bailes onde comumente ocorrem.
O passinho é um movimento artístico intimamente ligado ao funk carioca, ambos culturas periféricas e bastante estereotipadas. Após um vídeo de passinho virar febre no YouTube, chegando a 4 milhões de visualizações, os olhares de fora desse mundo tiveram a oportunidade de reconhecer o potencial e a legitimidade dessa manifestação cultural.
Tomando grandes proporções, o fenômeno se expandiu e percebeu-se a complexidade que tinha. Dentro das comunidades ele se torna um status de poder semelhante ao de traficantes, porém enquanto o primeiro é respeitado pelo prestígio da arte, o segundo é pela cultura do medo. Dessa forma, devido a grande reputação que possuem, os dançarinos se preocupam com a aparência e o visual além das coreografias.
O papel da mídia na divulgação do passinho foi de significativa importância pois abriu espaço para a periferia emergir no cenário cultural brasileiro. Desde 2008, com a divulgação do vídeo na internet, até hoje, o passinho é uma forma de identidade do jovem que, na maioria das vezes, não se vê representado pelas manifestações culturais mais valorizadas e respeitadas. Assim, o documentário se apresenta como um grande quebra barreiras de uma cultura que merece ser prestigiada dentro e fora das comunidades.
...