Resenha: Do Pó da Terra: a arte de gente feita de barro
Por: gabianniger • 5/12/2018 • Resenha • 457 Palavras (2 Páginas) • 409 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO
JEQUITINHONHA E MUCURI - UFVJM
Nome: Gabriela Regina de Araújo
Professor: Geovane máximo
Resenha: Do Pó da Terra: a arte de gente feita de barro
O documentário Do Pó da Terra, relata sobre a vida das pessoas que vivem ao norte de Minas Gerais na região do vale do Jequitinhonha e Mucuri, que é conhecida como região muito pobre, com elevados índices de problemas sociais e econômicos e também por possuir características do sertão nordestino. O filme retrata a luta dos moradores e principalmente das mulheres locais que tem a terra como elemento fundamental para garantir sua sobrevivência, transformando o barro em obra de arte lutando constante mente para elevar o nome de seu lugar, para defender os títulos depreciativos que desvaloriza e muitas vezes são exagerados sobre o Jequitinhonha. Contrapondo a pobreza material pela criatividade dos artesões.
A câmera apenas como observadora dos personagens deixa que as historias e o local falem por si, os entrevistados conseguem ficar muito a vontade em frente a câmera oque chama muita atenção pois permite expressar os sentimentos verdadeiros de maneira clara. As mulheres que através do barro trazem sustento para sua casa e filhos, coloca na arte a expressão do que há dentro delas, criando noivas muitas vezes sem os maridos o que representa suas vidas quando os homens têm que partir em busca de emprego. Ou quando fazem do barro esculturas indígenas e negras representando seus antepassados sofridos. E até quando as esculturas são sobre o trabalho ardo e pesado do sertão. Além de ser um gerador de renda para estas famílias o manuseio do barro também e visto como terapia.
A tradição disseminada no povo, ajuda sim a manter as famílias que residem ali, mas o vale e bem precário de outras oportunidades o que explica o constante êxodo rural dessas regiões para os grandes centros como São Paulo. Os jovens deixam suas casas em busca de mais oportunidades.
E outro ponto interessante, e que em alguns casos acaba em subverter a tradição patriarcal, por ser a mulher que manuseia essa matéria prima, e não ter outras oportunidades, o homem passa a cuidar da casa e dos filhos em quanto a mulher faz a cerâmica para vender. O que é visto com naturalidade por quem adota esse modelo.
O filme não pesa só nos problemas e dificuldades, mas também no sonho, na saudade, na satisfação por criar arte e ser reconhecido. Do Pó da Terra emociona com um tema tão único e através de belas imagens e depoimentos consegue montar um filme completo, informativo e com extrema relevância para a nossa realidade.
...