Sem Culpa e Sem Vergonha
Por: mattleite12 • 29/5/2016 • Trabalho acadêmico • 289 Palavras (2 Páginas) • 409 Visualizações
“Sem culpa e sem vergonha”, de DaMatta traz uma discussão importante sobre a cultura brasileira e suas ambiguidades que dificultam a escolha pela ética.
O grande problema do Brasil é que diante dessa duplicidade, se houver um crime em que ninguém for investigado, como aconteceu no famoso mensalão, não haverá nem culpa e nem vergonha. A culpa é interior e a vergonha é externa. A pessoa pode se sentir culpada mesmo que a sociedade a considere inocente, mas a vergonha só irá acontecer se as pessoas tomarem ciência do ocorrido.É impossível continuar numa sociedade na qual se aceita, sem discussões, que o mundo da casa nada tem a ver com o universo da rua. “Será preciso aproximar a casa da rua, o estado da sociedade, a culpa da vergonha, para que se possa promover uma real transformação de todo o sistema, liquidando um estilo de corrupção marcado por uma perversa ambiguidade”.
Infelizmente, os políticos que nos representam no Congresso têm o péssimo hábito de se contradizer, ou seja, relatam, prometem à sociedade tudo que será feito ou desfeito, e nós, quase sempre colocamos nosso voto neles. Porém por trás dos olhos do povo se aproveitam da situação para roubarem, o que forma um governo corrupto, e isto, tornou-se cada vez mais mais comum, um ato "cultural". Os próprios não demostram qualquer vergonha ou culpa, em suas palestras utilizam o poder da fala para se manterem na política(muitos conseguem).
Além disso, o fluxo de informação tornou-se limitado, nada é divulgado às claras. Conseguem influenciar a imprensa de como será passado a população, o que torna a sociedade alienada e consequentemente insatisfeita. Isso se transformou num ciclo, uma cultura da pior existente. Sem demostrarem culpa ou vergonha, o que é mais indignante!
...