A Centralização e Descentralização do Estado brasileiro
Por: marcell123 • 12/2/2018 • Trabalho acadêmico • 658 Palavras (3 Páginas) • 401 Visualizações
A Centralização e Descentralização do Estado brasileiro
A descentralização tem como um objetivo denominado de Republica Velha, dividido em dois períodos, o Primeiro chamado de Republica da Espada, onde foi administrado pelos Militares e o segundo de Republica Oligárquica administrado pelo Presidente do Estado.
O primeiro período foi administrado provisoriamente pelos Militares onde sofreram varias alterações, e teve inicio a elaboração da nova constituição, que vigorou por toda a Republica Velha.
A constituição dava grande autonomia aos Municípios e Estado, que era administrado pelo Legislativo, Executivo eleito pelo voto direto, tendo assim a exclusão das mulheres analfabeta, os religiosos e indígenas que não podia votar.
O exercito brasileiro enfrentou grandes dificuldades onde houve vários movimentos Militares, dando assim os princípios aos movimentos tenentistas vinculado a centralização política, que dependia do voto secreto.
No segundo período conhecido também como política dos Governadores que apoiava o poder Federal, foi um período marcado pelo coronelismo, onde os lideres civis era os fazendeiros que dominava a política local.
Neste período houve revoltas, grandes movimentos e revolução, que deu fim ao período histórico em 1930, com o governo de Getulio Vargas, que liderou por grande período.
A política brasileira, onde teve grandes avanço como: os estatutos do funcionário Publico, incluindo a política trabalhista, a implantação do direito ao voto das mulheres, as industrias e as bases de modernização política econômica e administrativa.Com a vinda do governo juscelino kubistschek em 1946, foi promovido fortes mudanças na estrutura do pais com novos objetivos a ser alcançados. Já no governo de Castelo Branco o objetivo maior foi o combate a inflação das contas Publicas, da receita,e redução de despesas Publicas.
O primeiro governo militar juntamente com os seus Ministros e Economistas tiveram como objetivo o controle da infração que estava em alta, onde criaram grandes planos econômicos para conter a infração, baseado na legislação Americana.
Foram implantados vários sistema financeiros na regularização e fiscalização desde o mercado, os direitos e obrigações da propriedade para reforma agrária.
Com o crescimento da importação do petróleo os custos foram aumentados ocasionando crise na economia brasileira, tornando-se um forte impacto mundial.Com a vinda do modernismo foi promulgada a eleição direta para todos os níveis para a proteção da sociedade.
No governo de Collor onde foi feito mudança na moeda brasileira, congelou os preços, reduziu varias autarquias e fundação e empresas para a diminuição de gastos públicos e diminuição na infração, mas sua situação política se agravou retornando com toda a força, onde a câmara federal teve que intervir o seu impedimento passando o governo para seu vice Itamar Franco.
Já o novo governo com grande experiência política implantou o plano real para estabelecer a infração que vigorou ate os dias atuais, que só assim conseguiu estabelecer a infração.
Assim com o governo de Fernando Henrique que implantou programa importante para evitar a desestabilização no sistema financeiro e foram vendidos vários propriedade da União para
...