A Consciência Fonológica e Método Fônico
Por: Daniele Bani • 12/4/2023 • Monografia • 403 Palavras (2 Páginas) • 85 Visualizações
Consciência Fonológica e Método Fônico
Desde os primeiros meses de vida os bebês ativam mecanismos voltados aos sons da fala produzidos por aqueles que compõem o meio em que vivem, porém não possuem capacidade cognitiva de refletirem sobre as palavras que ouvem, o que chamamos de processos não conscientes. Não são capazes de entender que algumas palavras rimam com outras ou perceber os sons das letras que compõem as palavras.
A consciência fonológica é uma habilidade cognitiva que envolve a compreensão e a manipulação dos sons da fala, conhecidos como fonemas, nas palavras faladas e escritas. É a capacidade de reconhecer, segmentar, manipular e refletir sobre os sons da linguagem, tanto em nível de palavras quanto em nível de unidades sonoras menores, como sílabas e fonemas. É parte essencial do processo de alfabetização, pois permite que as crianças compreendam a estrutura sonora das palavras, identifiquem semelhanças e diferenças entre os sons da fala, e usem esse conhecimento para decodificar palavras e construir habilidades de escrita, o que também está relacionada ao desenvolvimento da fluência e compreensão de leitura, além das habilidades de ortografia.
Essas habilidades podem ser desenvolvidas e estimuladas através do uso do Método Fônico, que através de pesquisas cientificas realizadas ao longo dos anos por pesquisadores como Capovilla, Soares, Goswami e Bryant, comprova sua eficácia na alfabetização, especialmente nas séries iniciais do ensino fundamental. Os recursos utilizados pelo método para auxiliar no desenvolvimento da consciência fonológica incluem jogos de rimas, segmentação e fusão de palavras em sílabas e fonemas, identificação de sons iniciais, finais e do meio das palavras, e manipulação de sons para criar novas palavras.
Vale ressaltar que o Método Fônico respeita o tempo de alfabetização de cada criança, pois é estruturado em uma sequência de complexidade gradativa, adequando-se aos diferentes níveis de conhecimento que a criança precisar.
A consciência fonológica é uma habilidade que pode ser aprimorada ao longo do tempo com prática e apoio adequado, e é fundamental para o sucesso na alfabetização e na aquisição da linguagem escrita.
De Freitas, Gabriela. OFICINA de ALFABETIZAÇÃO - ALFABETIZAÇÃO: AFINAL... O QUE É QUE ESTÁ ACONTECENDO? OFICINA: O Que a Fala Tem Com a Escrita?. Acessado em 07 de abril de 2023.
CELEPAR. “Alfabetização - Emilia Ferreiro - Gestão Escolar.” Www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br, www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=13004. Acessado em 07 de abril de 2023.
Duarte, Karina, and Karla Rossi. O PROCESSO de ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA SEGUNDO EMILIA FERREIRO. Jan. 2008. Acessado em 07 de abril de 2023.
...