A Fundamentação da Metafísica dos Costumes
Por: Nathalia Alves • 12/11/2020 • Resenha • 275 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
Leia a seleção de textos da Fundamentação da Metafísica dos Costumes, de Kant, em Textos Básicos de Filosofia, p. 120-123.
a) Quais os diferentes tipos de imperativos morais que apresenta Kant? Como são fundamentados?
O imperativo condicionado ou hipotético, se eu quero x atuo da forma y, de acordo com um comportamento ético para atingir certos fins; O imperativo categórico, em que uma ação é necessária por si mesma sem que esteja relacionada a qualquer fim; e o imperativo da habilidade, que dispõe sobre o que se tem de fazer para alcançar o fim almejado.
b) Analise a seguinte expressão e ofereça três exemplos aos quais esse princípio se aplicaria:
"Age somente de acordo com aquela máxima, pela qual possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma verdade universal".
A expressão se aplica a todos os princípios do dever se constituindo uma natureza, isto é, a existência das coisas de acordo com leis universais e a autonomia da vontade, que trás liberdade ao indivíduo.
c) Faça uma avaliação crítica da moral kantiana. Você entende que ela ainda é atual, que pode ou deve ser pensada e proposta em nossa sociedade?
A vontade humana é muito bem representada por Kant, que propõe imperativos, fórmulas para expressar o querer, a liberdade de escolha, a relação meio e fim, como agir de acordo de forma ética para conseguir aquilo que deseja, ou mesmo sem pretender um fim e criar regras universais para si e o que se tem que fazer para tal. Kant é autêntico e moderno por tratar muito bem da sociedade e como ela se comporta de acordo com leis e padrões éticos e morais.
...