A IMPORTÂNCIA DE LUTERO NA REFORMA RELIGIOSA
Por: PaulloRangell • 19/4/2018 • Trabalho acadêmico • 878 Palavras (4 Páginas) • 611 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MÓDULO I
PAULLO RANGELL AMORIM DE SOUSA
A IMPORTÂNCIA DE LUTERO NA REFORMA RELIGIOSA
FLORIANO
2016
A importância de Lutero na reforma religiosa
Este trabalho procura apresentar a importância que Martinho Lutero teve em relação com a Reforma Protestante que ocorreu em meados do ano de 1507. A reforma protestante ou religiosa como o próprio nome já diz, foi um movimento religioso e porque não dizer politico que marcou o século XVI, sendo também um movimento de renovação da igreja liderado pelo padre, professor e Doutor em teologia Martinho Lutero. Para realização do trabalho foi tido como base o filme dirigido por Eric Till, “LUTERO”.
O filme Lutero mostra as falcatruas que a Igreja Católica praticava naquela época, fazendo assim uma critica a própria igreja. Também conta a historia do próprio Lutero que faz uma reformulação do pensar cristão e enfrenta padres, o papa e outras autoridades religiosas, para tentar impor seus pensamentos. Ele era totalmente contra as ações realizadas pela Igreja, tais como: vendas de indulgências, fornicações praticadas pelo clero em Roma, entre outras práticas absurdas. Essa Reforma foi abalada por vários movimentos de cunho religioso.
Martinho Lutero foi de grande importância para a formulação da reforma, também o propulsor das teses que enfrentaram diretamente a grande e inabalável Igreja Católica Romana, assim iniciando a chamada Pré-Reforma, ocasião qual ficou apenas nas ideologias e, só depois, inicia-se a verdadeira reforma.
Durante a idade média, a Igreja Católica era a instituição mais poderosa da época, não havia um só rei mais forte e poderoso que a Igreja. O poder da Igreja era de tamanha grandeza que ela, por si só, governava a Europa. Mas, com o passar do tempo, especificamente no século XVI com as práticas absurdas realizadas pela Igreja, a população europeia começou a se questionar a respeito do verdadeiro sentido da igreja. Começando, primeiramente, pelo monge católico Lutero, que após uma visita a Roma, vê todas as falcatruas que lá se encontravam, e questionou: “Com toda a crise que a Europa se encontra como uma instituição religiosa pode deter tanto poder e riqueza? Como uma a sede da Igreja Católica poderia haver tantas trapaças? ”
Podemos considerar essa viagem, como o estopim para quê Lutero começasse a discordar dos pensamentos e ideologias que a igreja tentava condicionar à sociedade, enganando assim a todos.
Dessa forma, a Reforma Protestante teve origem em vários fatores. Dentre eles, podemos destacar o afastamento da igreja das verdadeiras origens e ensinamentos. Outro fator, era a crise na qual a Igreja se encontrava, um fator na qual contribuiu para desmoralização da mesma.
Com tudo isso, Lutero se indignava, cada vez mais, e via que seus pensamentos eram totalmente opostos aos pensamentos que a Igreja estabelecia. Ele defendia um Deus justo e que sedia o perdão, e acreditava que um suicida poderia ser enterrado em um cemitério, crendo que Deus seria capaz de perdoa-lo. Também defendia
...