A Ideologia
Por: nalut • 19/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 697 Palavras (3 Páginas) • 235 Visualizações
Ideologia
Através da Ciência Social podemos estudar um conceito cheio de significados, e complexo como o conceito de ideologia. Nele se dá uma acumulação fantástica de contradições, de equívocos e de mal-entendidos, o que torna exatamente difícil encontrar seu um significado preciso. A palavra tem a junção de "idea" a "logia" que seria para si estudo, e não o objeto.
Uma ideologia seria um conjunto de ideias conscientes e inconscientes que constituem os objetivos primordiais do indivíduo, perspectiva, expectativas e ações. Ideologia seria como a pessoa enxerga e opina sobre a sua volta. Sua visão do mundo com correntes filosóficas, pois até se um indivíduo fala que não tem ideologia isso por si próprio já está sendo uma ideologia, porque é uma corrente filosófica que ele acredita.
A ideologia pode ser também um segmento de ideias geradas por meio de um grupo, esse grupo e dominante e tem grande influência na sociedade. Isso e caracterizado como o produto da socialização, isso pode se ver nos dias de hoje com a internet, jovens ficam famosos com vídeos, com isso tudo que eles usam ou fazem seus seguidores querem comprar ou fazer.
Como a ideologia são pensamentos abstratos que reflete coisas questões públicas e cotidianas, ela tem o conceito também sobre a análise política e econômica. Pois qualquer pensamento, proposta, ação, de política ou análise econômica implica numa ideologia.
O termo ideologia surgiu em debates filosóficos e políticos durante a Revolução Francesa foi utilizado inicialmente pelo pensador francês Desturt de Tracy (1754- 1836), segundo o qual ideologia é o estudo científico das ideias e, as ideias são resultado da interação entre o organismo vivo e a natureza, o meio ambiente. Tracy procurou elaborar uma explicação para os fenômenos sensíveis que interferem na formação das ideias, ou seja, a vontade, a razão, a percepção e a memória.
Outro mostra o significado é Hippolyte Taine com sua obra "Origens da França Contemporânea". Ele era um crítico e historiador francês, que fazia parte da Academia Francesa. Ele contou que a ideologia seria um método socrático de ensino de filosofia. O método socrático tinha como objetivo a construção do conhecimento ao invés da transmissão de ideias.
“Em A Ideologia Alemã (1846), o conceito de ideologia parece como equivalente a ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as ideias aparecem como motor da vida real. Trata-se de um sistema elaborada de representações e de ideias que correspondem a formas de consciência que os homens têm em determinada época.” (Ramalho, José Rodorval baseado em Ideologia Alemã (1846) da editora da UFCG, 2012.)
Karl Marx também elabora um pensamento sobre a ideologia, baseado na ideologia alemã, ele diz que ideólogo é o sujeito que inverte as relações entre as ideias e o real. Contudo diz que a ideologia não surge do nada e sim produzida através das relações socioeconômicas, da luta de classes, das contradições que existem na sociedade em que vivemos, com o objetivo de tentar justificar, amenizar ou ocultar seus conflitos, tornando-os aceitáveis e naturais. Marx acredita que através da ideologia, a sociedade dominante mostra a massa como se deve agir para benefício próprio, como que roupas vestir, o que comer, quem votar, com isso a classe dominaste que geralmente e a minoria, acaba influenciando a massa para que eles sigam beneficiando a dominante.
...