A POLÍTICA CIDADANIA – DIREITOS HUMANOS
Por: Carol Fonseca • 1/12/2017 • Seminário • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 401 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ALUNO(A)
AMANDA LIMA RIBEIRO
ANA CAROLINA SILVA FONSECA
MARCELA CRISTINA FERREIRA SILVA
RODRIGO MARTINS SILVA
RUANDELKILDARY MAURO SILVA
POLÍTICA CIDADANIA – DIREITOS HUMANOS
CORONEL FABRICIANO
ALUNO(A)(S)
AMANDA LIMA RIBEIRO
ANA CAROLINA SILVA FONSECA
MARCELA CRISTINA FERREIRA SILVA
RODRIGO MARTINS SILVA
RUANDELKILDARY MAURO SILVA
[pic 1]
POLÍTICA CIDADANIA – DIREITOS HUMANOS
[pic 2]
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Produção do UNILESTEMG, como requisito parcial para a aprovação na disciplina Filosofia.
Profª. Sônia M. T. Xavier
CORONEL FABRICIANO[pic 3]
2º Sem de 2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................04
2 DESENVOLVIMENTO ..........................................................................................05
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................06
REFERÊNCIAS ..........................................................................................................07
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo descrever as observações realizadas durante assistir ao filme Airlift que retrata a história dos Indianos presos no Kuwait durante a Guerra do Golfo, e realizar a leitura do texto Democracia e direitos humanas: reflexões para jovens-Maria Vitória de Mesquita B. Afim de reunir informações sobre a temática política, cidadania e direitos humanos.
É apropriado referir que a problemática Guerra do Golfo foi um conflito armado que começou em agosto de 1990, após as tropas iraquianas terem invadido o Kuwait, violando dos direitos humanos e ferindo uma nação, motivados por questões etnia, gênero, origem geográfica ou socioeconômica.
A escolha do tema tende a proporcionar uma reflexão sobre o comportamento da sociedade. O princípio da dignidade da pessoa humana possui um complexo conjunto de direitos e deveres que garantem a proteção do cidadão contra todo e qualquer ato contra a vida, além de possibilitar a participação ativa nos destinos da própria existência e da vida em sociedade.
DESENVOLVIMENTO
‘’Direitos humanos são os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos. Seu conceitos também está ligado com a idéia da liberdade de pensamento, de expressão, e a igualdade perante a lei.’’ Em conseqüência disso ao assistir ao filme AIRLAFT, podemos notar que não existe direitos de igualdade diante de alguns povos. O filme relata uma guerra entre o Iraque e o Kuwait, onde os iraquianos querem que sejam perdoada uma divida na qual o governo do Kuwait não aceita tal proposta, os soldados iraquianos invadem a cidade do Kuwait destruindo toda a cidade, roubando e matando os habitantes locais. A decorrer do filme nota-se uma perseguição pelos povos kuwaitianos que não tinha direitos nenhum e suas dignidade não era reconhecida, situação essa que é relatada no texto de Benevides (ano, p. 02)“Hoje essa noção ainda prevalece, no mundo, nos vários casos de discriminação, que vai do preconceito até a eliminação física, por motivos étnicos, geopolíticos, socioeconômicos, religiosos, de gênero etc. Vivemos, no início do século XXI – paralelamente à fantástica revolução tecnológica da informação e da comunicação – a barbárie da “faxina étnica”, a irracionalidade do fundamentalismo religioso e dos vários terrorismos (de Estados e de grupos), além da crueldade criminosa do capitalismo cada vez mais “selvagem” nesses tempos de globalização.” Ranjit, chocado com tais acontecimentos, principalmente com a morte do seu motorista, ele toma para si a responsabilidade de salvar seus funcionários indianos, bem como suas famílias e com isso mais de 170.000 mil indianos trabalhadores também habitantes do lugar. Ao tentar procura ajuda na cidade percebe que toda a embaixada já haviam saído local, telefonemas não eram respondidos, que de acordo com o texto o estado deve prestar apoio ao seu povo e resolver tal problema; “Vivemos numa época de intensa exacerbação da criminalidade violenta, o que explica um pouco a raiva e o medo, mas é preciso ter claro numa democracia o Estado de Direito deve prevenir, segregar e punir, sempre de acordo com a lei.’’ (BENEVIDES, ANO). Depois de muitas tentativas para conseguir todas as possíveis modalidades para o transporte, finalmente conseguiu ultrapassar as fronteiras do Iraque e chegar ate o aeroporto onde a força aérea indiana com seus pilotos desejassem transportar, correndo risco de vida. O rapaz que recebeu as ligações em Déli foi de grande importância, pois ele poderia ter ignorado o pedido de socorro, mesmo assim fez tudo o que estava ao seu alcance. Ranjit também poderia ter saído do pais desde o primeiro momento mas simplesmente assumiu a responsabilidade e a dor do seu povo e simplesmente optou por ajudar.
...