A SAÚDE MENTAL EM NÚMEROS
Por: Florlinda32 • 29/8/2022 • Ensaio • 1.146 Palavras (5 Páginas) • 114 Visualizações
CENTRO DE ENSINO PARSONDAS DE CARVALHO
CLAUDIA MARINHO MORAIS
LUZIANE DE SOUSA SANTOS
SAÚDE MENTAL EM NÚMEROS
Montes Altos – MA
2022
SUMÁRIO
- INFORMAÇÕES GERAIS.............................................................................
- JUSTIFICATIVA.............................................................................................
- OBJETIVOS......................................................................................................
- OBJETIVO GERAL............................................................................................
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS..............................................................................
- EIXOS ESTRTURANTES................................................................................
- OBJETOS DE CONHECIMENTO.................................................................
- METODOLOGIA..............................................................................................
- RECURSOS DIDÁTICOS................................................................................
- PROPOSTA PARA CULMINÂNCIA.............................................................
- CRONOGRAMA...............................................................................................
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................
- INFORMAÇÕES GERAIS
|
|
( ) Linguagens e suas tecnologias ( x ) Ciências da Natureza e suas tecnologias ( x ) Ciências Exatas e suas tecnologias ( x ) Ciências Humanas e Sociais aplicadas |
|
O tema Saúde Mental em Números será relacionado com três áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, ao abranger o estudo sobre os cuidados com a mente, saúde e bem-estar; Ciências Exatas e suas tecnologias por incluir o componente curricular Matemática e explorar os conteúdos de porcentagem, gráficos e tabelas e sua aplicação nos números de casos de transtornos e distúrbios mentais no Brasil; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas com o componente curricular Sociologia com uma das suas principais contribuições das Ciências Sociais para o ensino em saúde que é a percepção do processo de construção social da concepção de corpo, saúde e doença e de tudo que diz respeito ao ser humano em sociedade. |
- JUSTIFICATIVA
A adolescência é uma fase de crescimento, caracterizada por mudanças físicas e psicossociais. Nesse período naturalmente existe uma grande instabilidade emocional, principalmente em razão da transição entre infância e vida adulta e da necessidade de adaptação a uma nova fase e a um novo ciclo.
Segundo Levisky (2002) em razão das perdas infantis, da dessimbolização e busca por identidade própria, o adolescente passa por frequentes manifestações depressivas. É nesse período que a imagem de si próprio não corresponde ao que era e outra imagem ainda não existe, precisa ser construída, o que gera um sentimento depressivo.
Mesmo que o sentimento depressivo seja próprio do período da adolescência é necessário direcionar uma atenção maior para o início de desenvolvimento de transtornos ou distúrbios, sobretudo nesse período pós isolamento social.
Varma et al (2021) afirma que no período de pandemia e distanciamento social, os indivíduos com problemas de saúde mental pré-existentes são os mais vulneráveis e possuem a maior probabilidade de desenvolver algum problema emocional, sendo necessário um apoio adicional e contínuo.
Logo o tema Saúde Mental em Números foi desenvolvido para que o aluno possa conhecer o processo de transição pelo qual está passando, as mudanças nas relações sociais e a interferência disso no seu bem-estar, assim como também seja capaz de centralizar sua atenção no cuidado consigo mesmo, na saúde e qualidade de vida.
Sabemos que saúde mental define o nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Afeta a maneira como pensamos, sentimos e agimos quando enfrentamos a vida. Também ajuda a determinar como lidamos com o estresse, nos relacionamos com os outros e tomamos decisões.
Por isso devemos nos informar e estudar sobre maneiras de prevenir e de cuidar do nosso psiqué, visto que nossa mente é determinante no nosso convívio em sociedade.
A escola como lugar de manifestação da vida, além de ambiente privilegiado para o desenvolvimento dos jovens e para a construção de conhecimento, apresenta-se como um espaço de excelência para o desenvolvimento de atividades no âmbito da promoção da saúde mental. (ESTANISLAU; BRESSAN, 2014).
- OBJETIVOS
- OBJETIVO DE GERAL.
Promover ações/atividades de caráter educativo-informativo junto aos alunos visando a promoção e prevenção da saúde mental, assim como a redução do estigma/preconceito associado a questões envolvendo saúde mental.
Ter uma boa saúde mental implica não só estar livre de vários transtornos mentais, mas também ter bem-estar emocional, psicológico e social. A importância da saúde mental reside no fato de que, na sua ausência, a pessoa não consegue atuar de forma adequada na sociedade, inclusive no ambiente escolar. Também a sua ausência costuma comprometer a saúde física da pessoa, gerando patologias e doenças que podem se tornar crónicas.
...