A Socialização é fundamental
Por: Ian Teixeira • 24/5/2017 • Abstract • 283 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
A socialização é fundamental para a construção da sociedade em todos espaços sociais. É por meio dela que os indivíduos interagem e se integram socialmente por meio da comunicação, se construindo uma sociedade.
É um processo em que crianças ou novos membros da sociedade, vão obter uma aprendizagem social de como se viver numa sociedade, através de hábitos culturais que determinam regras e valores, por meio do tempo e de gerações. Isso depende da cultura em que o indivíduo vive, pois nem todos possuem as mesmas normas e costumes, transformando as crianças em seres auto-conscientes, com saberes e capacidade.
Não é uma forma de “programação cultural”, pois ela liga as diferentes gerações entre si. Os recém-nascidos apresentam necessidades e exigências que interferem nas ações dos responsáveis pela sua formação na sociedade e passam por novas experiências e aprendizagens.
A socialização é um, processo contínuo e interminável obrigando-nos constantemente a adaptarmo-nos a novas regras e situações de acordo com os grupos que vamos integrando ao longo da nossa vida. Permite que os indivíduos desenvolvam sua capacidade, aprendam e se acostumem.
A socialização primária ocorre durante a infância e se desenvolve no meio familiar, onde se constitui o período mais intenso de aprendizagem cultural e os mais simples padrões comportamentais.
A socialização secundária está presente numa fase mais tardia, se defrontam com a responsabilidade que pertencia a família. As escolas, os locais de trabalho e os meios de comunicação, interferem diretamente nos hábitos sociais do indivíduo. As interações sociais ajudam as pessoas aprenderem normas, valores e crenças dos padrões de sua cultura.
...