A evidência ou não de filósofos no Brasil
Por: claudiabortoli • 16/8/2015 • Resenha • 413 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
“Existência ou não de filósofos no Brasil”
A filosofia foi trazida ao Brasil colônia pelos Jesuítas por volta do século XVI. Com o passar dos anos acabou sofrendo variações conforme a história do Brasil foi se desenrolando.
Não podemos negar que nossa origem em questões de filosofia vem da Europa, mas este pensamento filosófico recebeu influências de vários povos do qual o Brasil é formado.
Temos vários nomes importantes de pensadores que trouxeram inúmeros acrescimentos para a nossa filosofia como Padre Antonio Vieira que junto com seus sermões relatava a vida cruel para a população simples, Gonçalves de Magalhães que julgava mais adequado voltar-se para o espírito do que voltar-se exclusivamente para o mundo e a abordagem da filosofia voltada à realidade brasileira, Tobias Barreto com o processo de modernização da filosofia brasileira em torno do problema da consciência de si radicado na cultura brasileira sabendo identificar os problemas específicos da nossa cultura na época e Farias Brito que expressava com clareza a crise cultural brasileira do século 19 que vendo ruir a escravatura e o império.
Todos esses pensadores viram que a filosofia brasileira não deveria seguir caminhos determinados e parecidos com os caminhos europeus e sim que o Brasil deveria ter sua própria filosofia, com sua cultura própria.
O problema no Brasil é a falta de investimentos da parte do governo, não há incentivo para a formação de filósofos brasileiros, há sim universidades que é possível manter a continuidade da filosofia com cursos, aulas, professores, alunos, ETA. Geralmente essa filosofia que é ensinada aos interessados é muito universalizada, muito sufocada nas teorias de grandes filósofos da antiguidade. Aprende e repassa o que aprende.
Para se tornar filósofo não é necessário ter conhecimento de muitos livros ou conhecer grandes pensadores, basta estar aberto a novas formas de pensar e querer questionar, analisar e criticar o meio em que vivemos.
Infelizmente as condições do Brasil não favorecem o aparecimento de filósofos, o pior muitas vezes acaba perdendo os que supostamente mostram interesse pelo pensar. O povo brasileiro muitas vezes acaba não vendo o que tem de melhor e valoriza somente o que vem de fora. Precisaremos ainda de muitos anos à frente para desenvolver este espírito de nacionalidade entre nós para daí sim vermos quantas pessoas existem que poderão ser chamados de filósofos brasileiros com muito orgulho.
E sim existem filósofos no Brasil, infelizmente a nação não os conhece mas cabe a nós que somos formadores de opinião passarmos a nossos alunos o que o Brasil tem de bom.
...