Autoconhecimento
Por: Thállita Vaz • 14/5/2015 • Dissertação • 441 Palavras (2 Páginas) • 313 Visualizações
A divergência impossibilita a verdade absoluta
Porque o mundo foi criado? Por qual razão as pessoas existem? Quem realmente as pessoas são? O que cada uma delas vieram fazer aqui? São perguntas como essas que as teorias do conhecimento tentam explicar. No entanto, mesmo havendo hipóteses de caminhos para se chegar a essas respostas, o homem individualmente procura se autoconhecer e descobrir em si quem realmente é e a razão de estar nesse mundo. Com isso surgi diferentes ideias sobre o mesmo questionamento, mas nada afirmado como verdade absoluta.
O filósofo Mario Sergio Cortella, afirma que há quatro caminhos de conhecimento que buscam responder as perguntas que assolam a humanidade. A ciência trabalha com o como das coisas, já a religião, a filosofia e a arte tentam encontrar o porquê. Os quatros possuem uma importância essencial para a humanidade, mas seus caminhos são apenas hipóteses.
Para Richard Simonetti Autor Espirita, evoluir é a razão de estarmos aqui. A astróloga Bárbara Abramo acredita que o sentido da vida varia de acordo com a época da vida, essas respostas são exemplos da diversidade de pensamentos sobre o tema. As pessoas se encontram em meio a um labirinto, onde varias perguntas os incomodam, ouvindo varias teorias resolvem buscar dentro si respostas, procuram se autoconhecerem para entender quem realmente é e a razão de estarem nesse mundo. De acordo com o Teólogo Leonardo Boff, ter o autoconhecimento é um dos desafios dos seres humanos. Ele acredita que o ser humano é um projeto infinito e define a pergunta sobre o que realmente sou como uma pergunta sem resposta.
Conclui-se que o foco do filme EU MAIOR, é mostrar um mesmo tema com divergentes opiniões. Não se pode limitar á um tipo de conhecimento e define-lo como a verdade absoluta, o que uma grande maioria acredita ser verdade, é considerado apenas teoria por outra grande maioria. Cada pessoa baseada a um tipo de conhecimento, ou á nenhum deles, dará uma resposta diferente sobre si, sobre quem é, sobre o motivo de estar nesse planeta, ou então irá ser sincera ao dizer que não encontra respostas para esses questionamentos.
A Líder Politica Marina Silva diz ao ser entrevistada que os seres humanos são originais, que possuem respostas diferentes a uma mesma pergunta. Mas se pode terminar a sua afirmação dizendo que mesmo as pessoas sendo diferentes nas respostas, são iguais em uma verdade: elas nada sabem em relação a si, e muito menos em relação ao motivo de estarem aqui, elas só fingem que sabem!
Referência: Documentário EU MAIOR
(https://www.youtube.com/watch?v=V0gquwUQ-b0)
...