CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR
Por: lidicarvalho32 • 10/5/2019 • Trabalho acadêmico • 715 Palavras (3 Páginas) • 279 Visualizações
[pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR
CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
Psicologia aplicada à Saúde
SIMONE DE JESUS RIBEIRO SILVA
R.A.: 8068473
MACAÉ/RJ – 2019
[pic 3]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR
CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
PORTFÓLIO SOBRE
Psicologia aplicada à Saúde |
Atividade sobre: Psicologia aplicada à Saúde, do Curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Claretiano – EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de Psicologia aplicada à Saúde.
Aluno (a): Simone de Jesus Ribeiro Silva
R.A.: 8068473
Professor (a) /Tutor (a) a Distância: Camila Maria Fernandes Fantacini
MACAÉ/RJ – 2019
Disciplina: Psicologia aplicada à Saúde | Tarefa: Atividade do ciclo 2 | |
Nome: Simone de Jesus da Silva | RA:80868473 | Turma:DGEFB1802MAEA4S |
Parecer do Tutor: |
Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros.
Sendo assim, imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional?
Em resposta a atividade proposta, sugiro a seguinte história:
Fernanda, 26 anos, trabalha em uma multinacional e está no último período da faculdade de Engenharia mecânica, segundo a mesma, sua vida sempre foi ativa e a considerava saudável.
Por conta da correria do dia- a – dia e da pressão do término da faculdade, com grande volume de provas e elaboração de TCC, Fernanda sentiu-se mal durante uma aula, tremia e não parava de chorar, levada ao hospital e em um diagnóstico rápido foi encaminhada a um psiquiatra, pois estava passando por uma crise de ansiedade, devido a carga emocional que carregava durante os últimos tempos.
Após um longo papo e realização de alguns exames, além de terapia o psiquiatra solicitou que Fernanda praticasse uma atividade física, pois é considerada a válvula de escape física do ser humano. Foi neste estágio que Fernanda procurou meus serviços como personal, depois da avaliação física, ela me relatou o que se passava consigo, foi que notei que juntamente com a correria do dia- a – dia e as crises de ansiedade, ela não se alimentava bem, e apresentava baixo peso, sabendo que para um ganho efetivo de massa muscular é necessário uma alimentação saudável e voltada para sua necessidade, a encaminhei para um profissional nutricionista, logo após iniciamos nosso plano de treino.
...