Centro de Educação Profissional de Música
Por: Selma Jezková • 25/9/2024 • Trabalho acadêmico • 1.040 Palavras (5 Páginas) • 54 Visualizações
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Trabalho de Final de Curso
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Aluna(o): Rayele Nazaré Marinho
Polo: 1 - Macapá (Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima)
1. Eixo Tecnológico:
Produção Cultural e Design – Área: Manifestações Artísticas.
2. Curso Técnico:
Curso Técnico em Artes Visuais.
3. Disciplina:
Fundamentos da Pintura.
4. Tema:
Fundamentos da pintura sob o olhar da visualidade amazônica.
5. Objetivo:
Promover uma prática pedagógica associada a uma estratégia de aprendizagem por obras, em uma disciplina técnica chamada Fundamentos da Pintura, que é versada em conhecer e desenvolver as etapas e gêneros de criação de uma pintura, neste caso, propõe-se uma prática em que acrescentará a visualidade da região amazônica como tema de estudo para as técnicas de pintura.
A prática pretende promover o exercício de registro da estética dos povos da Amazônia através de estudos de paisagens, retratos, temas marinhos e natureza-morta associados a cultua regional. Assim, buscando contribuir na formação de um profissional da arte que tenha habilidades e familiaridade com os temas amazônicos, que são temáticas com uma demanda significativa no mercado de arte local.
6. Descrição da atividade:
Os alunos irão mergulhar na estética única da Amazônia através da prática da pintura. Serão incentivados a explorar e interpretar elementos como paisagens exuberantes, retratos que capturam a identidade cultural, a vida marinha da região e composições de natureza-morta com itens característicos da flora e fauna amazônicas.
A estratégia será desenvolvida no laboratório de práticas artísticas do curso e será um formato de aprendizado em obras, buscará sensibilizar acerca dos temas amazônicos e por em práticas com as habilidades sendo desenvolvidas com as práticas da pintura. A produção de obras e experimentos artísticos ocorrerão de forma individual, em que cada um desenvolva suas ideias por meio da criatividade. Os facilitadores desta ação serão os professores da disciplina, alunos monitores com familiaridade com a pintura, um artista local convidado para compartilhar saberes e os técnicos dos laboratórios de artes visuais.
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Figura 1 - A prática pedagógica será executada em um laboratório de pintura. Fonte: Getty Images.
7. Recursos necessários:
7.1 Material didático:
- Imagens e objetos de referência de paisagens, retratos, folhagens, frutos, animais e Amazônia.
- Materiais de pintura para técnica em tinta acrílica:
- Telas para pintura em algodão ou linho, com chassi em madeira;
- Tintas acrílicas opacas em tubo em pigmentos primários e versáteis (exemplos disponíveis no mercado nacional: Branco Titânio, Preto de Marte, Azul Ultramarino, Azul Cerúleo, Azul Cobalto, Verde Esmeralda, Verde Viridiano, Amarelo Limão, Amarelo Cádmio, Vermelho Cádmio, Vermelho Alizarina, Siena Queimado, Ocre Amarelo, Terracota e Marrom Van Dyke);
- Pincéis de diversos tamanhos e formas: redondos, chatos e filberts;
- Paletas de pintura, podendo ser em plástico, vidro ou madeira;
- Godês;
- Espátulas para texturas;
- Lápis de carvão ou grafite;
- Panos de limpeza ou papel toalha;
- Verniz acrílico;
- Fixador de tela;
- Máscara de pintura;
- Cavaletes;
- Secador de cabelo ou soprador térmico.
7.2 Equipamentos e instrumentos:
- Computadores com acesso à internet para pesquisa e apresentações;
- Projetor para exibição de imagens e vídeos;
- Laboratório com espaço adequado para pintura com boa iluminação e ventilação.
8. Desenvolvimento da atividade:
8.1 Preparação do Ambiente:
- Organização do espaço de trabalho com os cavaletes e mesas de apoio para cada aluno;
- Disponibilização de materiais e equipamentos necessários para a pintura;
- Configuração dos recursos audiovisuais para apresentações e demonstrações;
- Verificar se algum aluno possui alergias ou alguma necessidade especifica (a pintura pode representar um risco químico).
8.2 Organização da atividade:
- Primeiro Momento (1 encontro): Introdução teórica sobre a estética e cultura dos povos da Amazônia. Trazer exemplos de artistas locais que abordam o tema da visualidade amazônica;
- Segundo Momento (1 encontro): A turma receberá a visita de um artista local para trocar ideias sobre o processo criativo e de inspiração na criação de obras de temática regional. O artista poderá tirar as eventuais dúvidas e expor sobre a sua trajetória artística;
- Terceiro Momento (3 encontros): Será o momento de exercitar as técnicas analisando os assuntos da paisagem e identidade amazônica, os alunos começarão a experimentar as técnicas que já são desenvolvidas durante a disciplina de Fundamentos da Pintura;
- Quarto Momento (1 encontro): Discussão sobre as impressões e planejamento para criação de uma obra a ser exposta em um vernissage para celebrar as experimentações dos cursistas;
- Quinto Momento (2 encontros): Encontros dedicados para executar as obras para o vernissage, com orientações individualizadas e análise crítica do progresso da obra;
- Sexto Momento (1 encontro): Concluir e avaliar a obra finalizada, fazer a revisão e os ajustes necessários na obra. Planejar a montagem da exposição da obra no próximo encontro, associando com os conhecimentos da matéria de Museologia;
- Sétimo momento (1 encontro): Montagem e organização do espaço destinado para a exposição;
- Oitavo Momento (1 encontro): Exposição das obras desenvolvidas durante a prática “Fundamentos da pintura sob o olhar da visualidade amazônica”.
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Figura 2 - As pinturas desenvolvidas durante a prática ficarão em exposição para celebrar os resultados do curso. Fonte: Getty Images.
9. Forma de avaliação da atividade:
Será avaliado o entendimento dos alunos sobre os processos e técnicas de pintura, bem como sua habilidade para aplicar esses conhecimentos na prática.
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