Concepções de educação: a relação escola-sociedade como ponto de partida e de chegada.
Por: marinez41 • 6/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.455 Palavras (6 Páginas) • 1.769 Visualizações
NRE – PATO BRANCO
COLÉGIO ESTADUAL JOÃO XXII – EFMN
LYGIA MARCIA LAHUD
Relatório a ser apresentado no
curso do Profuncionário: Técnico
em Secretaria Escolar
Tutora: Antoninha Teixeira de Freitas
CLEVELÂNDIA – PR
SETEMBRO - 2010
Colégio Estadual João XXII – EFMN
Profuncionário: Curso Técnico de Formação para Funcionários da Educação
Curso: Técnico em Secretaria Escolar
Tutora: Antoninha Teixeira de Freitas
Aluna: Lygia Marcia Lahud
Módulos: 1, 2, 3, 4, 5 e 6
RELATÓRIO
CLEVELÂNDIA – PARANÁ
SETEMBRO - 2010
O curso que nos foi oferecido: PROFUNCIONÁRIO é de suma importância, pois nos coloca, como técnicos, paralelamente no processo da educação escolar básica.
A modalidade da oferta do curso: nível médio a distância, proporcionará a todos os participantes frequentarem meses de intenso trabalho na busca por maiores conhecimentos, não só na área específica de atuação, como também e principalmente, no aprofundamento das ações docentes, discentes e da gestão escolar.
No primeiro bloco, cujo tema abrangeu os funcionários de escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores, discutiu-se o contexto que envolve a construção da identidade dos funcionários. O início do curso deu um direcionamento, o qual nos levou a interagir com o contexto escolar através de perguntas e respostas.
Por muito tempo os funcionários das escolas eram vistos como um quadro a parte do contexto educacional. Felizmente, nova consciência faz parte de uma conjuntura educacional que nos remete a novas perspectivas, objetivando levar ao conhecimento de todos a importância do quadro de funcionários para cada estabelecimento de ensino.
O segundo bloco com o tema: educadores e educandos: tempos históricos nos levou a refletir sobre a educação como um todo.
Compreende o processo educativo ao longo da história oportunizou alargar os conhecimentos desde as primeiras iniciativas do país pela democratização do ensino. Participar ativamente dos debates que referenciaram os aspectos históricos, nos levaram a perceber e confirmar que a educação, ao longo da sua história, avançou significativamente. Essa trajetória traz em seu bojo marcas de difíceis conquistas, onde a liberdade de opinião se fez presente em vários momentos e períodos históricos de nossa sociedade.
Ao término do bloco dois foi possível concluir que a educação e a escola estão diretamente ligadas a cultura de um povo. Da mesma forma foi possível compreender que a história é construída diariamente e todos nós, partícipes de uma sociedade em constante transformação, somos responsáveis por essa construção.
Na sequência, o bloco três, com o tema Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica nos trouxe conteúdos para leitura, discussão e análise que referenciaram a humanidade enquanto construção de uma sociedade onde normas, valores, cidadania, aspectos culturais, sociais, econômicos, entre outros, deverão ser considerados como fator preponderante sobre a vida em sociedade.
Esse bloco de estudos foi interessante, pois iniciou com muitos questionamentos e estes, por sua vez, nos levaram a refletir sobre as possíveis respostas que viriam a contribuir com nosso aprofundamento teórico.
Como diz no texto: “perguntar é pensar”; “perguntar faz pensar”; “buscar respostas faz pensar” e assim por diante, essa afirmativa corrobora com nossa opinião de que é necessário instigar a curiosidade para adentrar no mundo do conhecimento, portanto, precisamos pensar e avançar.
Apontando as relações interpessoais: abordagem psicológica como proposta de reflexão, o bloco quatro referencia no módulo uma conversa sobre a importância da psicologia para os educadores nas escolas públicas.
Esse módulo, além da leitura e discussão dos textos, nos favoreceu a relação interpessoal com os sujeitos da pesquisa. As perguntas sobre os temas relacionados a psicologia respondida pelos professores nos oportunizou conhecer e ampliar conhecimentos sobre questões psicológicas que envolvem os aspectos emocionais.
O tema em questão permitiu estabelecer uma relação entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da escola. Na abordagem teórica foi possível compreender o processo de desenvolvimento humano, onde as diversas fases : infância, adolescência, fase adulta e velhice se complementam na formação do ser humano.
Salienta-se ainda nesse bloco a importância das relações interpessoais para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna, coletiva e solidária.
No bloco cinco, o tema nos remete a refletir sobre: educação, sociedade e trabalho – abordagem sociológica da educação. Seria dispensável abordar sobre a importãncia de estudar Sociologia e Filosofia, não só nas escolas do ensino fundamental, como também a nível superior, de especialização e na sequência aprofundamento em nível de mestrado e doutorado.
...