Conhecimento: Ato ou Efeito de Conhecer
Por: Lucas Guedes • 13/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 453 Palavras (2 Páginas) • 1.275 Visualizações
Conhecimento: ato ou efeito de conhecer, ter ideia ou a noção de algo. É o saber, a instrução e a informação. Inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos.
O ato de conhecer cientificamente surgiu da necessidade e curiosidade do homem querer entender como determinadas coisas funcionam realmente, ao invés de apenas aceitá-las passivamente. Com este tipo de conhecimento o ser humano começou a compreender o porquê de diversos fenômenos naturais e com isso começou a intervir cada vez mais nos acontecimentos ao redor da humanidade.
Deste modo, o uso da ciência como forma de resposta para diversas perguntas, fez com que o ser humano criasse novas tecnologias com o intuito de obter um mundo de melhor entendimento.
Torna-se de suma importância citar que o conhecimento científico se baseia em fatos ou fenômenos que podem ser comprovados experimentalmente, podendo ser reproduzidos. É algo real e contingente, pois lida com ocorrências e fatos, além de sua suas preposições ou hipóteses terem sua veracidade ou falsidade comprovadas através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico citado posteriormente.
O ato de conhecer filosoficamente surgiu pela busca de conclusões sobre a vida, utilizando o universo com o intuito de ultrapassar o limite imposto pela ciência possuindo a interrogação, questionamento e pensamento como base. Tal tipo de conhecimento racional preocupa-se em questionar o relacionamento do indivíduo com o meio em que está inserido, não se baseando em experimentações ou verificações de conclusão científicas, como ocorre no conhecimento da ciência.
O objeto de análise do conhecimento filosófico são as ideias, as quais são raciocinadas, buscando a verdade, o fornecimento de idéias e conteúdos que transformam a realidade. Esse conhecimento (racional, sistemático, geral e crítico) questiona o homem e os acontecimentos da vida.
Vale ressaltar que tais estudos de conhecimento da filosofia são baseados nos saberes culturais, religiosos, sociais e do dia a dia dos seres humanos.
Por conseguinte, torna-se claro que ambos conhecimentos buscam o saber em diversos âmbitos, entretanto divergem ao tipo de procedimentos utilizados em suas investigações. A ciência é o sistema de obter conhecimento com base em um método científico, uma vez que a filosofia é o sistema de obter conhecimento através de diversos métodos como: argumentação lógica, experiências de pensamento, análise conceptual, etc.
...