ATO DE CONHECER
Artigos Científicos: ATO DE CONHECER. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isabelmfan • 16/5/2014 • 420 Palavras (2 Páginas) • 1.243 Visualizações
Estrutura do ato de conhecer
-Conhecer é o ato que acontece quando um sujeito apreende um objeto.
-A função do sujeito é apreender o objeto e a do objeto é ser apreendida pelo sujeito.
-Sujeito e objeto têm de ser transcendentes e heterogéneos, ou seja, as suas origens são diferentes e nenhum deles pode ocupar o lugar do outro, para que se verifique a apreensão dos mesmos.
-A apreensão consiste na reprodução ou construção da imagem do objeto no sujeito.
-O sujeito é um agente no processo do conhecimento
-Ao tratar do ato de conhecer como uma relação entre um sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), a fenomenologia não pretende constituir-se como uma filosofia do conhecimento, mas como metodologia que descreve a estrutura essencial do conhecimento em geral e não uma análise ou interpretação de um modo específico e particular do conhecimento.
-O conhecer é descrever o real como ele é.
Os elementos fundamentais do ato de conhecer: sujeito e objeto
Sujeito: quem conhece
Objeto: o cognoscível (representação do mundo)
Cognição
Cognoscitivo
-Cognoscente (aquele que conhece o sujeito)
-Cognoscível (objeto)
Notas:
-É sujeito porque descobriu que depende do cognoscível
-O ato de conhecer a cognição é a construção do sujeito
-Se queremos construir o conhecimento, temos que ter algo em conta
A relação sujeito/objeto no ato de conhecer.
-Este método chama-se fenomenologia
-No conhecimento, encontram-se frente a frente a consciência e o objeto, o sujeito e o objeto.
-No dualismo, sujeito e objeto pertencem à essência do conhecimento.
-A relação entre os dois elementos é, ao mesmo tempo, uma correlação.
-Uma vez que o conhecimento é uma determinação do sujeito pelo objeto, significa que o sujeito fica frente ao objeto.
-A função do sujeito consiste em apreender o objeto.
-O sujeito não pode captar as propriedades do objeto, senão fora de si mesmo, pois a oposição do sujeito e do objeto não desaparece na união que o ato de conhecimento estabelece entre eles.
-O objeto não é modificado pelo sujeito, mas sim o sujeito pelo objeto
-O objeto não se modifica mas o sujeito muda
-No sujeito nasce a consciência do objeto com o seu conteúdo, a imagem do objeto.
-O
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