Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens Contrato Social
Por: Sthefanieferg • 5/9/2019 • Resenha • 1.128 Palavras (5 Páginas) • 362 Visualizações
Jean Jacques Rousseau Séc. XVIII (1712 - 1778)
Principais Obras
Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens Contrato Social
Emílio, ou da educação
Cultura
Enquanto todos estavam
revoluções, Rousseau chega falando totalmente o contrário,
homem. Isso não significa que ele era contra esses dois pontos, a crítica era para a sociedade egoísta, onde só pensavam na fama, luxúria, dinheiro. O autor é a favor da boa cultura, que é o simples amor por saber.
Ele aponta que toda essa evolução social trouxe um custo muito alto para a felicidade humana
Pág 190 e 191
“Desse modo, as artes e as ciências, depois de terem feito os vícios brotarem, são necessárias para impedir que se tornem crimes, cobrindo-os com um verniz que não permite que o veneno se espalhe tão livremente. Destroem a virtude, mas preservam o seu simulacro público que é sempre uma bela coisa; em seu lugar introduzem a polidez e a decência, e substituem o temor de parecer mau pelo de parecer ridículo.”
“Não se trata mais de levar as pessoas a agirem bem, basta distraí-las de praticarem o mal”
“É essencial hoje servir-se delas, como de um remédio para o mal que causaram ou como um desses animais maléficos que é preciso esmagar sobre a mordida”
“Me criticam notarem que o amor da reputação me faz esquecer o da virtude, peço-lhes que me advirtam disso publicamente e prometo, no mesmo instante atear fogo aos meus escritos e aos meus livros e concordar com todos os erros que lhes aprouver censurar-me.”
Para entender essa última frase, basta apenas lembrar que ele aponta que a verdadeira filosofia é a virtude. Para se conhecer basta voltar-se para si mesmo e ouvir a voz da consciência no silêncio das paixões.
“o homem nasce bom, a sociedade o corrompe.”
Ele não ta criticando qualquer sociedade, ela te criticando a sociedade que prende o homem, amarra o homem
“O homem nasce livre e por toda parte se encontra acorrentado.”
Nós precisamos libertar o homem dessas amarras, viver em sociedade requer regras, mas quando essas regras são excessivas e não fazem sentido, ai o homem está acorrentado
Para Rousseau existem dois estados
estado de natureza x o estado civil
E. Natureza: Solitário, livre e feliz (ele não conhece a bondade e nem a maldade)
E. Civil: Passa a fazer parte de uma sociedade, conhece a sociedade privada. Ele se corrompe pela cobiça, disputa, poder e desigualdade
Desigualdade FÍsica ou Natural: nós não escolhemos, pois nascemos assim Desigualdade Social ou Política: Essa nos causa tristeza, criticada por Rousseau
O ideal de sociedade para Rousseau
- Romantismo - não há disputas, não há bens, não há propriedade, os homens plantam e colhem para o seu sustento.
O homem nasce um bom selvagem: Só procurava satisfazer suas necessidades e alguns prazeres, não tinha nenhum tipo de amarração social.
Surgimento de sociedade = Contrato - para Rousseau, esse contrato nasce Podre, desigualdades sociais, conflito entre Ricos e Pobres.
Ele traz o domínio de uma sociedade por uma minoria
- Propriedade Privada - Origem da desigualdade
Esse contrato social defendia apenas essa minoria, pois ela garantia a paz para essas pessoas continuarem no bem bom, a segurança para que os pobres não reivindicarem, e a justiça pra eles continuarem com tudo
Pág 195
“Fora preciso muito menos do que o equivalente desse discurso para arrastar homens grosseiros fáceis de seduzir, [...] Todos correram ao encontro de seus grilhões, crendo assegurar sua liberdade [...] Tal foi ou deveu ser a origem da sociedade e das leis, que deram novos entraves ao fraco e novas forças ao rico, destruíram irremediavelmente a liberdade natural, fixaram para sempre a lei da propriedade e da desigualdade, fizeram de uma usurpação sagaz um direito irrevogável e, para proveito de alguns ambiciosos, sujeitaram doravante todo o gênero humano ao trabalho, à servidão e à miséria.”
Rousseau acreditava que a vida social não deveria comprometer a harmonia entre o HOMEM e a Natureza. Para isso, cada um deveria abrir mão de seus interesses egoísticos e todos deveriam fazer um pacto coletivo para colocar a vontade geral acima das vontades particulares. Desse modo a liberdade dos indivíduos conviveria muito bem com as necessidades das normas e leis impostas no âmbito da sociedade.
Novo Contrato Social
Influencia a revolução francesa
Poder do Povo - Democracia
Governo Executivo - eleito pelo povo que irá governar de forma que atenda a vontade coletiva
Vontade
...