EXERCÍCIO - REALISMO ARISTOTÉLICO
Por: Larissa3663 • 23/4/2017 • Trabalho acadêmico • 499 Palavras (2 Páginas) • 375 Visualizações
Filosofia Geral e Jurídica
REALISMO ARISTOTÉLICO
- Como Aristóteles compreende a possibilidade de uma ciência sobre o real concreto?
R: Aristóteles defende a possibilidade de uma ciência sobre o real concreto, afirmando que é possível conhecer o que é real concreto e mutável por meio de conceitos e definições que permanecem inalterados. Basta que isso seja estabelecido antes o que importa ser conhecido acerca do ser, separando-o do que pode ser deixado de lado por ser meramente ocasional, fatual acidental.
- O que é metafísica, segundo Aristóteles?
R: A ciência das causas e dos princípios primeiros e supremos ou seja, a metafísica é a ciência do ser enquanto ser: "teoria da substância".
- Quais são as principais críticas de Aristóteles à teoria das ideias de Platão?
R: Desde jovem Aristóteles rejeitava a teoria das ideias. Ele alegava que a teoria das ideias de Platão não explica o movimento dos entes materiais, ordenado e harmonioso, e cria mais dificuldade do que resolve.
- Aponte e explique quais são as causas do ser.
R: As causas do ser são:
- material
- forma ou equidade
- motor
- fim
Podemos usar como exemplo um automóvel, sua causa material são as rodas e as outras peças. Sua causa formal é o projeto, a causa motor é trabalho exercido pelo engenheiro, e a causa final ou finalidade é que ele seja responsável pela sua própria locomoção.
- Qual é a origem da filosofia? Ou seja, como princípio a filosofia?
R: Para Aristóteles a origem da filosofia se dá a partir do abandono do senso comum. Quando o homem desperta sua consciência crítica, ele se liberta. Segundo Aristóteles o espanto é a origem de filosofar.
- O que diz o princípio da identidade ou da não contradição? Qual é a sua importância?
R: Todo ser ou objeto é igual a si mesmo. Esse ser é o que é, e não é confundido com outro. E é de grande importância, pois a filosofia encontra nesse princípio sua verdade axiomática fundamental.
- Segundo Aristóteles, o ser pode ser dito em vários sentidos diante do exposto responda:
a) Quais são os diversos sentidos do ser? Os sentidos do ser são: substância formal ou equidade, a causa é a matéria ou substrato, princípio onde parte o movimento e a causa final ou bem.
b) Qual o sentido que é preponderante a todos?
O ser como substância
- Explique os conceitos:
a) Acidente
- Acidente é aquilo que pertence a um ser e pode ser afirmado dele como verdade, mas não é nele nem necessário nem constante.
b) Ato
- O ato é portanto o fato de uma coisa existir em realidade e não do modo como dizemos que existe em potência.
c) Potência
- É a matéria enquanto disponibilidade para receber determinações formais.
d) Deus
- Deus é o primeiro Ato, que antecede e sustenta todos os outros realização perfeita de uma Forma perfeita que atuará como motor deste universo harmonioso e ordenado.
...