TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa e Seus Gestores

Por:   •  26/11/2019  •  Bibliografia  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

1. Identificar – exemplificando com situações descritas no caso – traços da cultura brasileira que estão presentes na cultura da organização.

Primeiramente, um dos passos mais comuns da cultura brasileira, é o simples fato de o dono da empresa, tentar instruir seu(s) filho(s) para dirigi-lá futuramente, por vários motivos, por confiança, honestidade, liderança e obviamente, fazer com que seus filhos sejam bem sucedidos. Com isso os empregados tendem a resistir ao novo estilo de gestão.

Outro traço da cultura brasileira, é o comportamento do patrão com seus empregados. Geralmente, tentam ser pessoas compreensivas, generosas, pacientes e tentam agradar ao máximo seus empregados, pois isso gera um clima cordial e ameno na empresa.

Também existe os objetivos dentro da empresa, e como no Brasil a maioria das empresas tem o índice de acidentes muito alto, isso se torna um objetivo para os donos, baixar radicalmente esses números, e assim fez Tarcísio com sua empresa, trazendo mais um traço da cultura brasileira.

2. Analise em que medida a Microhard – sob comando do Sr. Pereira e depois sob forte influência de Tarcísio – gerencia de modo eficaz sua cultura, de modo a garantir a coesão interna e sua capacidade competitiva?

O Sr. Pereira valorizava muito o seu dinheiro e o dinheiro de sua empresa, sendo assim, conseguia oferecer muitos benefícios para todos os seus empregados, escola para os filhos dos funcionários, campo de futebol para lazer, boas condições para suas moradias, e com isso, havia mais dedicação e motivação da parte deles.

A gestão de Tarcísio, criou muita resistência da parte dos funcionários, pois nao se adequaram e nem eram capacitados ao novo estilo de gestão e os objetivos da empresa.

3. Analise a tentativa de Tarcísio em construir um novo referencial simbólico para a Microhard, a partir do momento em que começa se comportar como se fosse o líder da empresa.

Tascísio mudou a empresa em alguns pontos positivos, mas pensando apenas no externo e esquecendo o interno. Cortou radicalmente os benefícios dos seus funcionários e mudou totalmente o clima organizacional de dentro da sua empresa.

4. Do que diz respeito à gestão da mudança na Microhard, explique os erros e os acertos da empresa na tentativa de mudar sua cultura organizacional.

A parte de erros, é que não existiu muita comunicação pelo lado do gestor com os funcionários, teve a falta de capacitação dos empregados para se adequar com o novo gerenciamento da empresa e entender a importância do que seria colocado dentro da empresa;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (25.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com