Etico E Moral
Casos: Etico E Moral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brebreninho • 27/1/2015 • 862 Palavras (4 Páginas) • 267 Visualizações
Ser Ético ou Moral? Eis a questão.
Ser Ético ou Moral? Bom primeiramente eu lhe pergunto... Você sabe o significado destas palavras? Não? Vamos lá!
Quando uma pessoa diz ser uma pessoa Moral significa que ela ou ele é uma pessoa que segue com as regras de vida impostas pela sociedade, se ela desobedece a estas regras ela seria uma pessoa “Imoral”
Por outro lado a Ética nada mais nada menos é do que os conhecimentos filosóficos usados para estudar a Moral. Se uma pessoa diz ser Ética, é porque ela é uma pessoa que para, analisa e tira sua própria conclusão de determinadas situações, no caso do dia a dia.
Uma história que é legal destacar é a do Profeta Maomé
“Um homem fugia de uma quadrilha de bandidos violentos quando encontrou, sentado na beira do caminho, o profeta Maomé. Ajoelhando-se à frente do profeta, o homem pediu ajuda: essa quadrilha quer o meu sangue, por favor, proteja-me!
O profeta manteve a calma e respondeu: continue a fugir bem à minha frente, eu me encarrego dos que o estão perseguindo.
Assim que o homem se afastou correndo, o profeta levantou-se e mudou de lugar, sentando-se na direção de outro ponto cardeal. Os sujeitos violentos chegaram e, sabendo que o profeta só podia dizer a verdade, descreveram o homem que perseguiam, perguntando-lhe se o tinha visto passar.
O profeta pensou por um momento e respondeu: falo em nome daquele que detém em sua mão a minha alma de carne: desde que estou sentado aqui, não vi passar ninguém.
Os perseguidores se conformaram e se lançaram por um outro caminho. O fugitivo teve a sua vida salva.”
Parando para analisar, podemos facilmente concluir que a Ética e a Moral na prática, são muito semelhantes umas a outra, não porque uma estuda a outra, mas sim porque, ambas irão auxiliar o homem na sua conduta, o que posteriormente irá mostrar seu caráter, pois elas irão ensinar ao indivíduo como se comportar melhor diante da sociedade.
Pesquisas
A moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral.
A ética, por sua vez, é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais. A reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes, entendendo-as, por exemplo, ultrapassadas.
Se o profeta fosse apenas um moralista, seguindo as regras sem pensar sobre elas, sem avaliar as consequências da sua aplicação irrefletida, ele não poderia ajudar o homem que fugia dos bandidos, a menos que arriscasse a própria vida. Ele teria de dizer a verdade, mesmo que a verdade tivesse como consequência a morte de uma pessoa inocente.
Se avaliarmos a ação e as palavras do profeta com absoluto rigor moral, temos de condená-lo como imoral, porque em termos absolutos ele mentiu. Os bandidos não podiam saber que ele havia mudado de lugar e, na verdade, só queriam saber se ele tinha visto alguém, e não se ele tinha visto alguém “desde que estava sentado ali”.
Se avaliarmos a ação e as palavras do profeta, no entanto, nos termos da ética filosófica, precisamos reconhecer que ele teve um comportamento ético, encontrando uma alternativa esperta para cumprir a regra moral de dizer sempre a verdade e, ao mesmo
...