FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: taise24 • 6/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 4.326 Palavras (18 Páginas) • 224 Visualizações
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
GINÁSTICA NA 3ª IDADE
Jam Francesco Arcângelo Ferrari
Luis Henrique Chaves
Maicon Hercílio Buzzi
Professor - Rafael
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Educação Física LEF0118 – Seminário da Prática III
09/06//2017
RESUMO
São inúmeras as pesquisas comprovando que a atividade física feita corretamente e acompanhada por profissionais são benéficas a saúde do idoso. Depois de uma certa idade vêm o enfraquecimento dos músculos e as vezes até mesmo a atrofia muscular por falta de atividade físicas, e aumento da pressão arterial. De fato não temos um número exato para de tal forma organizar os idosos, porque muda de pessoa para pessoa, muitas vezes a idade cronológica, não quer dizer que esta pessoa não consegue fazer determinado exercício físico, e sim a idade biológica, então é nesta hora que entra o profissional de educação física, que com sua experiência pode realizar um rápido levantamento, acompanhando esse idoso na ginástica. O tempo ideal para uma aula de ginástica fica em torno de trinta a quarenta minutos, sendo dividida em partes: inicial, principal e final.
Palavras-chave: Idoso. Diversidade. Envelhecimento.
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 SURGIMENTO DA ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSO NO BRASIL
Educação Física no Brasil no século XIX era elemento de importância para a formação de indivíduos fortes e saudáveis que iriam contribuir para o desenvolvimento do país, que sairia da condição de colônia portuguesa para construir seu modo de vida. As instituições militares garantiam a manutenção da ordem para se chegar ao progresso. Isso leva a entender que a Educação Física é a Educação do Físico, mas nesta mesma compreensão há outra influência, a dos médicos, “[...] calcada nos princípios da medicina social de índole higiênica, imbuíram-se na tarefa de ditar à sociedade, através da instituição familiar, os fundamentos próprios ao processo de reorganização daquela célula social” (CASTELLANI FILHO, 1991, p. 39).
Ao conquistar a sua Independência, o Brasil possuía metade da população composta pela massa escrava. O número de negros cativos foi crescendo e juntamente com isso, o medo de rebeldia, com a probabilidade de serem manipulados pelos portugueses com o intuito de recolonização. Portanto, o método higienista visava multiplicar a população branca, classe dominante por meio de tudo citado anteriormente, educação do físico, moral, intelectual e ainda sexual, garantindo este último a procriação por meio da Educação Física, esta associada ao fato em questão, que garantiria a reprodução da prole, de raças puras. (CASTELLANI FILHO, 1991).
...