FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Trabalho Escolar: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leta29 • 6/10/2014 • 1.180 Palavras (5 Páginas) • 280 Visualizações
Sexo frágil ou não, a mulher tem direitos.
Ao longo da história vimos o quanto à mulher contribuiu para o crescimento educacional e mudanças significativas na sociedade. Desfrutamos melhorias por causa da força feminina que lutaram, protestaram em busca de condições mais favoráveis.
Percebemos esta ascensão na década de 60, quando ocorre o episódio Bra-Burning, conhecido por todos como A Queima dos Sutiãs, que 400 ativistas participaram e ficou para a história sem se quer ter havido algum sutiã queimado. A partir daí começa uma nova jornada para as mulheres e muito outros fatos influenciaram, como o incêndio em março de 1911 na fábrica têxtil Triangle Shirtwaist, em Nova York em que mais de 100 operárias morreram, até hoje lembrado com a data comemorativa do Dia Internacional da Mulher, a Lei Maria da Penha que foi sancionada em 2006, que foi criada para que as mulheres fossem amparadas devido às várias agressões sofridas e até mesmo a morte.
A mulher lutou por igualdade social, libertação da opressão, até então eram privadas de muitas coisas até mesmo o direito de escolher com quem casar. Muitas vezes vista como o sexo frágil não teria capacidade de tomar decisões corretas, muito menos governar, por isto a privação do voto, que só se tornou opcional dando o direito da mulher brasileira praticar este ato de cidadania em 1932.
Comprovamos que a concepção de que a mulher seria incapaz de governar estava errada, pois hoje temos como presidenta uma mulher, Dilma Rousseff, que ocupa o cargo de maior importância no País.
Mesmo ganhado um salário inferior ao do homem, exercendo muita das vezes a mesma função, a mulher tem uma grande participação no mercado de trabalho e já ocupam vagas que antes eram destinadas apenas ao sexo masculino.
Diante de tantas lutas e conquistas a mulher hoje é mãe, esposa, profissional e muita das vezes sustentam o seu lar. Sabemos que não é fácil, pois em muitos países existe ainda um grande preconceito do homem em relação à mulher, grupos extremistas que a veem apenas como reprodutora. Mesmo em meio a tanta opressão ainda temos casos de superação, que com certeza será marco mundial, como o caso da menina Malala Yousufzai, a paquistanesa que foi baleada pelo Taliban e quase morreu por defender o direito à educação.
Sexo frágil ou não, a mulher tem direitos e podemos usar o que aconteceu com Malala como exemplo, a educação leva à liberdade, passamos a compreender melhor do mundo e das coisas que estão inseridas nele. O conhecimento ajuda as pessoas na sociedade, combate à desigualdade, transformando o mundo em um lugar melhor para todos, tanto para os homens como as mulheres.
• Quais foram as consequências que obtivemos na sociedade, com a participação da mulher no meio profissional e educacional?
Mulher - Elba Ramalho >>
O Homem e A Mulher
O homem é a mais elevada das criaturas;
A mulher é o mais sublime dos ideais.
O homem é o cérebro;
A mulher é o coração.
O cérebro fabrica a luz;
O coração, o AMOR.
A luz fecunda, o amor ressuscita.
O homem é forte pela razão;
A mulher é invencível pelas lágrimas.
A razão convence, as lágrimas comovem.
O homem é capaz de todos os heroísmos;
A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece, o martírio sublima.
O homem é um código;
A mulher é um evangelho.
O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.
O homem é um templo; a mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos;
Ante o sacrário nos ajoelhamos.
O homem pensa; a mulher sonha.
Pensar é ter, no crânio, uma larva;
Sonhar é ter, na fronte, uma auréola.
O homem é um oceano; a mulher é um lago.
O oceano tem a pérola que adorna;
O lago, a poesia que deslumbra.
O homem é a águia que voa;
A mulher é o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço;
Cantar é conquistar a alma.
Enfim, o homem está colocado onde termina a terra;
A mulher, onde começa o céu.
http://www.vagalume.com.br/elba-ramalho/mulher.html
MULHER
Para entender uma mulher
é preciso mais que deitar-se com ela…
Há de se ter mais sonhos e cartas na mesa
que se possa prever nossa vã pretensão…
Para possuir uma mulher
é preciso mais do que fazê-la sentir-se em êxtase
numa cama, em uma seda, com toda viril possibilidade… Há de se conseguir
fazê-la sorrir antes do próximo encontro
Para conhecer uma mulher, mais que em
...