Filosofia Geral E Juridica
Exames: Filosofia Geral E Juridica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mayap • 11/6/2014 • 1.459 Palavras (6 Páginas) • 707 Visualizações
Disciplina: CCJ0109 - FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA
TÍTULO DA METODOLOGIA ESPECÍFICA
CASO CONCRETO 15
CLASSIFICAÇÃO DO MÉTODO
CASO CONCRETO
DESCRIÇÃO
Exercício de revisão 1 - A filosofia e a reflexão crítica da realidade
Em uma interessante reportagem publicada na Folha de São Paulo intitulada ?Atitude filosófica dá qualidade de vida? disponível no endereço http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq2106200113.htm, a editora da reportagem, Daniela Falcão, expôs acerca de uma tendência no mundo moderno: o debate de questões cotidianas à luz da filosofia. Segundo Daniela, cerca de 230 cafés espalhados pelo mundo viraram espaço para que pessoas de todas as idades possam debater filosoficamente questões cotidianas, nos moldes do que já faziam os gregos na Antiguidade. Na reportagem, o filósofo Israel Alexandria, um dos mentores do Café Filosófico, versão soteropolitana do Café des Phares - o "pai" dos cafés filôs -, explica que a filosofia um exercício de vigilância crítica. Neste mesmo sentido, e corroborando com essa idéia, Olgária Matos, professora de filosofia da USP, afirma que a reflexão filosófica sobre o que está por trás de acontecimentos diários aparentemente banais desestabiliza preconceitos e potencializa a capacidade dos participantes de avaliar adequadamente os acontecimentos. Por isso, conclui a editora da matéria, a filosofia ajuda a viver melhor porque desperta a interrogação, aprofunda a reflexão, pesquisa sobre os motivos ocultos, reinterpreta os fatos e, por via de conseqüência, ridiculariza justificativas aparentes ou falsas.
O texto mostra que o conhecimento do mundo e o autoconhecimento continua a ser uma busca do ser humano. Nessa direção, tendo como referência a bibliografia indicada e o texto acima, responda as perguntas que se seguem.
1. O que é a Filosofia? Para que serve?
Exercício de revisão 2 - Universidade de Brasília (UnB) muda sistema de cotas para próximo vestibular
A Universidade de Brasília (UnB) mudou as regras do sistema de cotas para o vestibular. Já no próximo vestibular, em janeiro, os candidatos às vagas especiais terão a cor da pele avaliada por uma banca examinadora depois das provas. O critério da seleção para o sistema de cotas da Universidade de Brasília foi questionado em maio último, quando dois irmãos gêmeos se candidataram ao sistema e apenas um deles foi considerado negro. Alex e Alan (foto), filhos de pai negro e mãe branca, candidataram-se ao sistema de cotas. Apenas Alan foi considerado negro pela universidade. Alex entrou com um recurso e também pôde concorrer pelas cotas. Para se inscrever no sistema, a UnB pedia uma foto. Depois, uma banca decidia quem era ou não negro. Agora, a partir de janeiro, acabam as fotos. Os candidatos serão entrevistados por examinadores. Ao todo, 20% das vagas oferecidas pela Universidade de Brasília são reservadas para os candidatos negros ou pardos. (Fonte: Globo, 01/10/2007.)
1. Em que sistema de justiça aristotélica se alicerçaria o sistema de cotas? Fundamente sua resposta.
2. Por que, no caso concreto relatado, segundo Aristóteles, a UnB não teria aplicado, de forma correta, o tipo de justiça que se propunha a aplicar?
Exercício de revisão 3 - Leia a reportagem a seguir e, depois, responda as perguntas.
Relatório aponta "ameaças à liberdade de expressão" no governo Lula
A influente organização de direitos humanos Human Rights Watch denuncia, em relatório divulgado nesta quinta-feira, "novas ameaças à liberdade de expressão no Brasil". [...] "Um correspondente estrangeiro quase foi expulso do Brasil por causa de um artigo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou ofensivo", diz a Human Rights Watch, "e o governo adotou iniciativas para criar órgãos regulatórios para a mídia e os filmes do país". [...] (Fonte: BBC, Londres, 13/01/2005.)
1 - Os direitos naturais estabelecidos pelo pensador inglês foram incorporados pelo sistema jurídico brasileiro, mais precisamente no art. 5o, da Constituição de 1988. Exemplifique, transcrevendo o(s) dispositivo(s) do citado artigo que configuram heranças do pensamento lockeano.
2 - Pelo texto jornalístico transcrito, é possível que possamos afirmar que, no campo fático, as idéias de Locke são completamente adotadas no Brasil? Justifique sua resposta.
Questões objetivas
1 - Como se sabe, a filosofia nasce a partir da transformação dos mitos gregos. Essa palavra, nos dias de hoje, têm significação semântica múltipla, mas para a filosofia ela tem um significado mais preciso. Neste sentido, após ler a s assertivas abaixo, assinale aquela que traduz uma visão INCORRETA acerca do mito:
a) O mito é um "relato das origens" e que, enquanto tal, tem uma função de instauração: só há mito se o acontecimento fundador não tem lugar na história, mas num tempo antes da história.
b) O mito diz sempre como nasceram as coisas, as instituições, as regras etc.
c) O mito exige sempre que a explicação seja coerente, lógica e racional.
d) O mito não se preocupa com as contradições, como o fabuloso e o incompreensível.
2 - Analise o texto abaixo enunciado, Revista Veja, Edição 1894, ano 38, nº9, 2 de março de 2005, Editora Abril, p.71, compare-o com a concepção platônica de poder e aponte para a questão correta.
"Meritocracia - Enquanto isso, na Palestina...diferentemente de certos países, o mérito definiu a escolha dos novos ministros".
"Os palestinos têm apenas um Estado em gestação, mas a qualidade de seu Ministério dá banho em países grandes e bem estabelecidos. Os ministros que tomaram posse na semana passada forma escolhidos com foco no mérito e na qualificação profissional. Cada um é especialista na área em que vai atuar e quase a metade possui doutorado."
a) Platão, por apoiar a meritocracia
...