Formação Integral e Pensamento Complexo
Por: tiagotns • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 326 Palavras (2 Páginas) • 583 Visualizações
Formação Integral e Pensamento Complexo
Edgar Morin defende o pensamento complexo como uma maneira de sair de um padrão de pensamento, que leva à fragmentação do conhecimento, deixando de lado as relações que existem entre esses conhecimentos e que são essenciais à visão significativa do todo.
O modelo de formação que temos atualmente privilegia a fragmentação do conhecimento, ou seja, em sua estrutura curricular, fazendo com que os estudantes e também os professores não consigam ter uma visão significativa do todo. Esta fragmentação de conhecimento em disciplinas tem o propósito de facilitar os estudos, mas de fato, deixamos de contextualizar cada acontecimento, pois as coisas não acontecem separadamente, tudo a nossa volta faz parte de um todo. Se tomarmos como exemplo a medicina, veremos que a divisão em especialidades, tirou a visão completa do funcionamento do organismo humano, cada especialista consegue enxergar individualmente o órgão da sua especialidade, muitas vezes esquecem que estes órgãos não trabalham de forma isolada, todos dependem um dos outros para funcionar. Na escola a divisão em diversas disciplinas dificulta que o estudante perceba que todos os aspectos humanos interfiram um sobre os outros, nesta perspectiva a economia sofre influencia dos aspectos psicológicos, assim também ocorre em outras disciplinas.
Edgar Morin, através do pensamento complexo levanta uma necessidade e possibilidade de construir um novo paradigma de educação, um formato de educação que reúna todos os campos de pesquisa, ou seja, todas as áreas de conhecimento, para ele isto não significa acabar com as disciplinas, e sim interliga-las para construir um modelo de escola que observe o universo de forma mais ampla e complexa, assim seria possível uma nova visão do ser humano, um ser capaz de se perceber como parte integrante e importante na sociedade. Precisa-se encontrar um formato de educação capaz de interligar os conhecimentos de forma sistêmica e complexa objetivando a formação integral do aluno. Esta formação é capaz de formar um ser critico e consciente do seu papel no mundo.
...