Fundamentos Da Educação
Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunolribeiro • 26/9/2014 • 498 Palavras (2 Páginas) • 698 Visualizações
ATIVIDADE 1
Descrição da atividade
Nosso intuito, nesta atividade, é estimular sua reflexão sobre os objetivos propostos para a escola ao longo da Idade Moderna que, em seu final, se caracterizou pelo progresso técnico-científico, pelo uso da razão e pelo fortalecimento dos Estados.
Sendo assim, explique quais eram os objetivos da escola na modernidade e porque estes estavam em oposição. Tenha como referência o protagonismo dos Estados na organização da educação formal e o que é necessário para efetivar a formação subjetiva do indivíduo.
Sua atividade deverá conter, no máximo, uma lauda. Disponibilize-a no Portfólio.
Resposta:
A escola moderna tinha vários objetivos inovadores pois se tratava de algo novo diferente de tudo o que já vinha sendo feito, pois ali seria reinventada a educação.
Começando com o iluminismo nos séculos 17 e 18, que deu origem as ideias de liberdade política e econômica defendidas pela burguesia, então a escola na modernidade toma outros rumos, defendo a ideia de um saber não só superficial das coisas, mas um saber cientifico que vai mais além.
Essa educação passa a tomar um papel de primeiro lugar na sociedade, que consiste na formação do indivíduo, uma de suas características é o controle onde visa a formação de um indivíduo formal e normativo, então para esse modelo de formação moderno funcionar corretamente, cada membro participante da sociedade deve-se passar por um processo de aprendizado adquirir conhecimento, educação, tendo em vista três fatores promotores da educação, a família, que é onde o indivíduo passa a ingressar e aprender o convívio social, se prepara para uma vida social adequada, o saber e a escola que é onde o indivíduo passa a adquirir conhecimento e criar seu ser intelectual.
A partir de então a educação entra em um novo patamar, dando a oportunidade do homem evoluir com estudos, com conhecimento, fazendo com que evolua tanto na sua capacidade intelectual quanto sua capacidade social, estudando as coisas mais a fundo, como a natureza, o ser humano em si, medicina, anatomia, filosofia indo além de estudos que não existiam antigamente, com isso se tornando um ser mais culto e isso reflete hoje na educação, creio que mesmo na música pois para se estudar música tem que se estudar muitas outras coisas, não só a música em si digamos que a música e suas raízes.
Estavam em oposição, pois a partir da modernidade o indivíduo se prepara para uma vida social onde a escola lhe prepara para se tornar um ser ativo e crítico, não sendo mais um ser passivo que aceita tudo o que lhe propõe, a partir de então tem suas próprias ideias, cria seus próprios ideais colocando então a escola moderna em conflito com outros modelos de ensino.
A formação subjetiva do indivíduo consiste em indivíduo e estado, onde o indivíduo é a subjetividade e o estado a objetividade, tudo isso se trata de uma formação onde o indivíduo se eleva gradativamente de onde está, o inferior para o superior, que é o estado objetivo,
...