Fundamentos Dda Educação
Monografias: Fundamentos Dda Educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosianeamaral • 18/9/2013 • 644 Palavras (3 Páginas) • 397 Visualizações
ALUNA: ROSIANE DA SILVA AMARAL
RA: 1130302
PORTFÓLIO
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
NOME DO CURSO: LICENC/PEDAGOGIA
NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA
EDUCAÇÃO.
NOME DO PROFESSOR: DANIEL LIPPARELLI
FERNANDEZ
VITÓRIA- ES
2013
4º SEMANA- TRABALHO NO PORTFÓLIO
Relação Existente Entre A Educação Espartana, O ideal Homérico E A Defesa Do Estado.
A civilização grega, influenciada pelas culturas fenícia e mesopotâmica inaugurou o pensamento ocidental. Pois a maneira de pensar, o raciocínio, a lógica e as diferentes formas são algumas influências que permanece até hoje.
Os gregos acreditavam em vários deuses e eles achavam que podiam interferir na vida terrestre. O homem para eles tinham muito valor, a beleza corporal e a grande capacidade de raciocínio humano. A Grécia antiga era dividida em três períodos: período homérico, período Arcaico e período clássico.
Período homérico: Este foi marcado pelos clãs, ou seja, comunidades feitas entre parentescos, pois desigualdades entre eles não existia, por isto no período homérico não existia propriedade privada, com isto a população foi muito grande e começou então a falta de terras cultiveis, isto fez com que muitas pessoas saíssem em busca de terras, e com toda esta movimentação foi surgindo as novas aldeias, que chamaram de cidades-estados. A educação homérica foi o primeiro modelo em excelência, esta formação traria um bom benefício, pois é o herói que nos combate é glorificado e dava importância ao estado, já na formação de jovens gregos eram feitas por meio de disputa, apesar dos gregos não serem amigáveis. E neste período o povo grego ainda não dominava a arte de ler e escrever, por isto a educação era feita de forma oral.
Período Arcaico: neste foram desenvolvidas as chamadas cidades-estados, com isto foram desenvolvidas as atividades comerciais dos gregos, o que iniciou a civilização grega no mediterrâneo. Pois a população enfrentavam várias dificuldades, isto tudo por que não tinham ajuda das polis, as chamadas cidades-estados, neste período os arcaicos estavam em face final de transformações na sociedade e nas suas estruturas, foram acabando e dando lugar a maior parte de terra para os aristocratas que por sua vez passaram a comandar os gregos.
Período clássico: com este grande período da Grécia, Atenas tornou a principal cidade-estado, e desenvolveu a democracia entre eles. Os gregos enfrentavam várias lutas com os persas e saíam vitoriosos. No entanto, esse período de esplendor durou pouco tempo, por que a rivalidade entre as cidades de Atena e Esparta provocou a chamada guerra do Peloponeso, que deu inicio à hegemonia grega, ou seja começaram a liderar a Grécia . A educação espartana era fazer de cada individuo um soldado, se
...