Fundamentos Filosóficos Que Permeiam A Educação Brasileira.
Trabalho Escolar: Fundamentos Filosóficos Que Permeiam A Educação Brasileira.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GladysKelly • 24/11/2013 • 588 Palavras (3 Páginas) • 526 Visualizações
Fundamentos Filosóficos que permeiam a Educação Brasileira.
2. A Importância da Filosofia para a Compreensão da Sociedade e do Mundo
A importância da Filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e suas dificuldades de implementação desta disciplina no currículo escolar.
A Filosofia e de relevante importância para a sociedade uma vez que trata de visar o desenvolvimento do pensamento humano, em grande parte do desenvolvimento do pensamento humano e com a filosofia que aprendemos a pensar e nos tornarmos seres pensantes e questionadores. E de grande importância na sala de aula uma vez que busca o questionamento e o desenvolvimento humano.
Como a filosofia não apresenta resultados consensuais, se torna de difícil aceitação em sala de aula, tanto pelos alunos como pelos professores uma vez que as instituições estão preparadas apenas para ensinar os resultados substanciais das ciências da natureza ou da matemática as instituições de ensino procuram apresentar resultados de modo que o estudante possa compreendê-los e eventualmente saber aplicá-los no desempenho de uma profissão associada.
Como essa é uma matéria de difícil aceitação e compreensão tanto por parte de alunos e professores, a solução habitual é procurar substituir a filosofia por outra coisa qualquer, pela sua historia da filosofia, pelo seu valor literário ou pela sua visão psicológica ou sociológica. O que está sendo feito de forma equivocada uma vez que na filosofia o estudante tem de compreender os problemas, teorias e argumentos da filosofia bem como saber discutir por si os problemas, teorias e seus argumentos.
Cabe a filosofia estimular e ajudar os estudantes a pensar por si nos problemas, teorias e argumentos da filosofia. Estimulando, perguntando-lhe o que pensa sobre os problemas do livre-arbítrio, ética e sendo ajudado com instrumentos filosóficos. Sem esses instrumentos filosóficos adequados o estudante fica reduzido à opinião do senso comum.
Como com a filosofia se traz a vontade de questionamento, o saber questionar, e produz seres pensantes que não é interessante para os governantes introduzir essa matéria no currículo escolar e aplicá-lo de forma correta ,e nem aos professores e interessante uma vez que para produzir seres pensantes ele terá que se tornar um, dará muito trabalho e será inconveniente aos governadores ter tantos seres pensantes na sociedade. A Filosofia estuda tudo e é o fundamento de qualquer conhecimento.
Ela estuda o valor do conhecimento, quer como pesquisa sobre o fim do homem, quer como estudo da linguagem, do ser, da história, da arte, da cultura, da política, da ética, etc. Representa o esforço da razão teórica em conhecer o real (o ser), e a razão prática em transformá-lo. A Filosofia é o princípio de todo o saber, o fundamento de qualquer conhecimento. É através dela que as Ciências e as Artes garantem sua fundamentação e confiabilidade. A Filosofia não é uma construção arbitrária de um pensador isolado. É um somatório lento e progressivo de todas as civilizações e culturas, do que elas têm de mais apurado, de mais escolhido, de mais seleto, nos domínios do pensamento abstrato e nos campos de todas as ciências e artes. Ela tem a tarefa criadora de nos levar a uma posição esclarecida perante a vida e o mundo
...