LIBERDADE (UTOPIA?) SOMOS LIVRES OU NÃO?
Por: luisiankellen • 14/2/2016 • Trabalho acadêmico • 326 Palavras (2 Páginas) • 3.435 Visualizações
Liberdade (utopia?) Somos livres ou não?
Somos livres para fazer escolhas, mas logo aí, quando temos que escolher, já deixamos de ser livres, pois se existem escolhas, nós estamos condicionados a elas e e estamos condicionados já deixa de ser liberdade. Penso que, se temos uma liberdade condicionadas somos livres até certo ponto. Somos livres, mas com restrições e dentro destas, podemos fazer o que quisermos, mas não temos como nos livrar delas, sendo que muitas das vezes nós mesmos as colocamos.
Ninguém é totalmente "livre". Não nascemos livres. Nascemos escravos das nossas necessidades mais básicas e temos essa sensação de liberdade porque somos capazes de tomar decisões e assumir as consequências das mesmas. Isso nos torna senhores de nós mesmos, mas continuamos a ser escravos da sociedade que dita regras, do corpo que grita seus desejos, da mente que pensa o que quer, mas que a maioria das vezes é controlada pela nossa razão.
Se eu quiser ficar um mês sem comer, por exemplo, não posso, porque estou preso às necessidades do meu corpo. Somos presos às regras morais e éticas da sociedade em que vivemos, afinal, podemos decidir não dar a mínima para essas regras, mas daí teremos de arcar com as consequências. Por isso, por mais que a pessoa se considere livre, não ela não deixa de estar acorrentada à uma série de regras e padrões.
Não somos realmente livres. Até o mais desencanados dos homens, o mais ousados, possui algum bloqueio. Se fosse diferente, não viveríamos em sociedade, pois não teria uma forma de organização se não houvesse limites, regras.
Liberdade é utopia. O que podemos fazer? Questionar. Questionar cada atitude que tomamos. Questionar talvez não liberte (não sei dizer), mas exercita a mente. E ao exercitar a mente conhecemos novos mundos.
Uma coisa é certa: nunca sairemos dessa prisão, mas podemos aumentar seu espaço.
...