Leis e teorias imcompleto
Por: Junior Lopes • 16/11/2016 • Ensaio • 832 Palavras (4 Páginas) • 349 Visualizações
Conceitos de Teorias e Leis Científicas
Quando se fala de leis e teorias, temos que nos remeter ao passado, pois desde a antiguidade existe várias discussões e uma busca por explicações para os acontecimentos naturais, desde os filósofos antigos, até os cientistas mais recentes, foram formuladas várias hipóteses, que acabaram se tornando leis, e as teorias posteriormente vinham a partir da ordenação dessas leis, dentro de um sistema mais abrangente visando interliga-las e dar a elas uma coerência. Dessa forma foi se construído o conhecimento cientifico no decorrer da história, leis e teorias foram sendo formuladas e também refutadas e outras tomando o seu lugar, assim desenvolvendo critérios para a validação e consolidação destas, isso configura um método científico.
Uma lei científica é uma hipótese descritiva de um determinado acontecimento ou fenômeno, que foi testada e confirmada empiricamente e foi aceita, provisoriamente, pois a ciência está em constante evolução, sempre buscando novas explicações para os acontecimentos naturais. O cientista deve lidar com as leis científicas e, para isso, utilizar um método. Desde Francis Bacon, a Ciência tem seguido o princípio de que para formular uma lei, é necessário testá-la reiteradamente, colher e registrar os resultados, espera-se que isso possa acontecer com outros pesquisadores para, então, ser considerada válida, isto é, uma lei científica é válida quando a comunidade científica, fundada em experimentações, colhe resultados semelhantes e ou até mesmo iguais.
As teorias têm um caráter mais abrangente, que busca uma explicação plausível ou cientificamente aceitável, fundamentada, que explica algum aspecto do mundo natural, um conjunto organizado de leis, hipóteses, enunciados. O conhecimento que se aplica a uma variedade de circunstâncias para explicar um conjunto específico de fenômenos e prever aqueles ainda não observados. Uma das primeiras grandes teoria de que se tem notícia na ciência moderna é a da gravitação universal de Newton, que engloba as leis planetárias de Kepler e a lei da queda dos corpos de Galileu A importância da teoria já se nota nesse exemplo, pois Newton reúne leis referentes a domínios distintos numa só explicação. Daí o carácter universal e organizado da teoria.
Na construção de uma teoria deve se ter dois momentos, a sua enunciação e sua comprovação, segundo Popper, não importa como o cientista chegou àquele enunciado, mas, sim, como justificá-lo. Essa justificação deve ser feita testando-a logicamente, buscando alguma incoerência, que venha contradizer seu enunciado.
De fato, a manutenção de uma teoria é provisória, tendo em vista que suas conclusões serão sempre testadas empiricamente. Enquanto a teoria se manter, não haverá nenhum progresso. Ao contrário, a buscar por falsear a teoria vigente, implicará na evolução da ciência. Nesse sentido é que se deve, pois, sempre buscar falsear a teoria e não confirmá-la. Desse modo, Popper afirma que uma teoria será mais válida quanto mais for falseável, ou seja, quanto mais possibilidades de ser falseada existirem e, mesmo assim, ela continua respondendo aos problemas científicos. Este é um dos aspectos mais importantes das teorias, o fato que elas são todas provisórias. A ciência está sempre reavaliando suas teorias, testando-as em cenários diferentes, e buscando novas evidências na natureza. O resultado é que eventualmente os cientistas encontram alguma evidência que sugere que uma teoria está passível de uma reavaliação, afim de comprovar de realmente continua válida ou não.
...