MAX WEBER
Por: Daniele Cristina • 12/4/2015 • Trabalho acadêmico • 280 Palavras (2 Páginas) • 455 Visualizações
Max Weber (1864-1920) é um dos um dos sociólogos mais estudados, apresentou entre seus trabalhos uma classificação dos tipos de ação social. Estabeleça o conceito de ação social para Weber e relacione os diversos tipos e as classificações encontradas por ele.
Segundo Weber, ação social é todo tipo de conduta humana relacionada a outros indivíduos e composta de um sentido previamente elaborado. O sociólogo em questão estabeleceu quatro tipos “puros” de ação social. São ditos puros, porque são ideias conceituais, utilizadas para simplificar o entendimento de modo a ordenar realidade, que é muito mais ampla e complexa.
Ação racional com respeito a fins
Neste caso, o sentido racional da ação está em escolher os meios adequados, para se atingir determinado fim. O único critério de escolha dos meios é se o mesmo ou não, proporcionará a realização do objetivo. Um bom exemplo seria uma pesquisa cientifica.
Ação Racional com respeito a valores
A diferença em relação ao primeiro tipo de ação citado acima é que, neste caso, o conteúdo racional não se vincula tanto ao objetivo a ser alcançado, mas sim a afirmação de determinados valores, que podem ter conteúdo ético, moral, religioso e etc. A exemplo de algum líder religioso, que pode preferir não ter “seguidores”, a fazer qualquer tipo de adaptação da sua ideologia.
Ação Afetiva ou Emocional
São ações movidas por emoções, que não possuem cunho racional pois não há nenhum objetivo prévio. Por exemplo: ações motivadas por ciúme.
Ação Tradicional
Também não possui conteúdo racional e ocorre quando as pessoas cumprem hábitos ou costumes, pelo simples fato de sempre terem sido realizados de determinado maneira. Como por exemplo o batismo dos filhos em determinada igreja, para quem não é praticante daquela crença.
...