Max Weber
Pesquisas Acadêmicas: Max Weber. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Josita • 9/10/2013 • 540 Palavras (3 Páginas) • 469 Visualizações
Max Weber
Maximillian Carl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber e sua esposa a socióloga e historiadora de direito Marianne Schnitger.
Obras principais: A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1905) e Economia e Sociedade, publicação póstumas (1922).
Weber valorizava as particularidades, ou seja, a formação específica da sociedade; entende a sociedade sob uma perspectiva histórica, diferente dos positivistas. Tratava-se na Alemanha a polêmica das ciências da natureza e das ciências do espírito, seus valores e formulação das leis. Segundo alguns biógrafos, Weber reconhecia Marx e Nietzshe como pensadores decisivos de seu tempo, aqueles que tiveram maior impacto sobre toda a obra do sociólogo.
A análise da teoria weberiana, a conduta social tem quatro formas ou categorias:
• Conduta Tradicional – tradições antigas;
• Conduta Emocional – reação ao comportamento dos outros;
• Conduta Valorizadora – agindo de acordo com o que os outros esperam de nós;
• Conduta Racional-Objetiva – consiste em agir de acordo à conduta que se espera dos demais.
A ação racional com relação a um objetivo é determinada por expectativas no comportamento tanto de objetos do mundo exterior como de outros homens e utiliza essas expectativas como condições ou meios para alcance de fins próprios racionalmente avaliados e perseguidos. É uma ação concreta que tem um fim especifico, por exemplo: o engenheiro que constrói uma ponte.
A ação racional com relação a um valor é aquela definida pela crença consciente no valor - interpretável como ético, estético, religioso ou qualquer outra forma - absoluto de uma determinada conduta. O ator age racionalmente aceitando todos os riscos, não para obter um resultado exterior, mas para permanecer fiel a sua honra, qual seja, à sua crença consciente no valor, por exemplo, um capitão que afunda com o seu navio.
A ação afetiva é aquela ditada pelo estado de consciência ou humor do sujeito, é definida por uma reação emocional do ator em determinadas circunstâncias e não em relação a um objetivo ou a um sistema de valor, por exemplo, a mãe quando bate em seu filho por se comportar mal.
A ação tradicional é aquela ditada pelos hábitos, costumes, crenças transformadas numa segunda natureza, para agir conforme a tradição o ator não precisa conceber um objeto, ou um valor nem ser impelido por uma emoção, obedece a reflexos adquiridos pela prática.
.
Um dos conceitos chaves da obra e da teoria sociológica de Weber é a ação social. A ação é um comportamento humano no qual os indivíduos se relacionam de maneira subjetiva, cujo sentido é determinado pelo comportamento alheio. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui à sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas.
Weber também
...