Mito, senso comum, A Ciência e a arte
Por: suemer • 1/5/2015 • Projeto de pesquisa • 389 Palavras (2 Páginas) • 2.451 Visualizações
O mito
O Mito era usado por povos gregos antigos, normalmente para explicar fatos sem argumento ou pesquisa levada para o lado da ciência, um exemplo são as crenças, o mito é muito usado neste meio para comprovar alguns acontecimentos, fazendo fortes apelos ao sobrenatural à origem das coisas fenomenais, sem questionamento.
Senso Comum
O Senso Comum, como é chamado o modo de pensar de várias pessoas, é o conhecimento adquirido ou herdado, ele ao decorrer do tempo pode ser transformado e espalhado dependendo da tradição social.
A Ciência
A Ciência, ao contrário do Mito, buscar o conhecimento e o saber baseado em princípios empirícos.
Arte
Ao ir a um museu você se depara com vários quadros, todos eles feito por autores diferentes, todos originais feito com a imaginação e o sentimento, fazendo-lhe pensar e ver o mundo de outra forma.
A filosofia
A Filosofia nos ajuda a não aceitar as coisas sem antes haver o questionamento que assim levará ao conhecimento da verdade e dos valores morais e estéticos, da mente e da linguagem. A filosofia ajuda a questionarmos tudo, até mesmo a Ciência, o Senso Comum, o Mito e a Arte, ampliando os nossos olhares para diferentes perspectivas,
Filosofar é um dos exercícios precisos para o processo da pesquisa científica. O humano, ao contemplar o ser, o sou, o eu, o outro e as coisas do mundo, realiza diversas atividades em sua trajetória histórica de toda a humanidade e pode perceber que seu zóon politikón se afasta por completo do estágio primitivo da ignorância. O ato de filosofar potencializa a sensibilidade e o intelecto da pessoa, de forma que a transforma em observadora de todas as coisas. Na forma da ciência, a Filosofia aguça a sensibilidade e o intelecto para que a pessoa começa a perceber todas as coisas numa relação de causa e de efeito. Logo assim, exercita o seu ser, aquele que filosofa, descobre a relação de causa e efeito por trás da sensação e da reflexão. O filósofo é uma pessoa do mundo, um ser do tempo e do espaço, que pensa e facilita ao outro que com ele dialoga, a melhor possibilidade para o entendimento. O bom uso das diferentes formas de linguagem faz com que, a pessoa que faz uso dessa comunicação, possa transmitir, mediar aos outros o seu discurso mental, através de ideias simples ou ideias complexas.
...