O COMPONENTE CURRICULAR: EPISTEMOLOGIA
Por: marlei70 • 24/6/2020 • Trabalho acadêmico • 446 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS
CURSO DE PSICOLOGIA
COMPONENTE CURRICULAR: EPISTEMOLOGIA
DOCENTE: PROF. DR. MURILO CAVAGNOLI
DISCENTE: MARLEI DENISE MELO DE MELLO
Escolhas na formação em psicologia:
Considerando a discussão realizada em sala de aula e a psicologia como campo de dispersão no qual convivem diferentes propostas teóricas, metodologias e éticas, elabore seu posicionamento frente as questões:
Como percebe a diversidade de perspectivas na formação em psicologia e como tem sido sua trajetória neste processo? Como se fazem escolhas (ou não) relacionadas ao seus lugares teórico/prático de psicologa/o? Que angústias você enfrenta em função deste processo?
Ao escolher o curso de Psicologia é importante ter em mente que no decorrer da graduação passaremos por transformações que nos causarão desconforto em vários momentos, visto que a cada semestre somos contemplados com uma abordagem que trata ou vê o indivíduo dentro de um saber histórico, alternando várias correntes de pensar a Psicologia, dentro de teorias e práticas.
Encontraremos o conflito psíquico que ocasionará um mal-estar, poder compreender e organizar o mundo interior. Questionaremos a vida a luz das psicologias que nos serão apresentadas, analisaremos as informações que receberemos e as ferramentas para que façamos as mudanças necessárias para a concretização do nosso saber psicológico.
Os atressamentos são constantes na graduação, até optarmos por seguir um caminho ou uma abordagem, e por que não poder integrá-las num sentido de não ter esta ou aquela como verdadeira. Cada teoria vai propor uma ética e uma prática. Há uma análise reflexiva e experiências que se constituem em relação a ela, e nos compõe e transforma o real e isso tem haver com nossas escolhas.
As inseguranças, angústias e incertezas do que irá acontecer durante a graduação são constantes, parceiras de nossos dias e investigadoras de nossa capacidade real de atender com sabedoria as expectativas que nos colocamos e nos colocam.
Ao decorrer do curso nos apaixonamos e deixamos de, .nos mais diversos componentes da grade curricular. Nos deixamos afetar por muitos, e nos colocamos nestes lugares como sujeitos ativos, como pacientes, revisitando nosso passado, colocando as teorias no presente e nos analisando se estamos sendo éticos a ponto de exercer tamanho ofício, o de dar fundamento, entendimento as angústias do outro. Ter a sensibilidade e possuir capacidade de raciocínio abstrato, mantendo a imparcialidade, ouvindo atentamente as demandas.
O tempo passa rápido e parece que precisamos dar conta de tudo com maestria, nestes momentos de tantas incertezas é viver um dia por vez, resolver os problemas conforme eles forem surgindo. De modo a preservar minimamente nossa saúde emocional. E esse mesmo tempo nos conduzirá para melhor escolha, a que nos fará profissionais capazes de escutar sem julgar, olhar e se deixar tocar.
É isso....
...